segunda-feira, 1 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Educação, em todas as suas formas, molda o mundo de amanhã, instrumentalizando indivíduos com habilidades, perspectivas, conhecimento e valores necessários para se viver e trabalhar.
O capítulo 36 da Agenda 21 Global afirma que a educação e a consciência pública ajudam as sociedades a desenvolver plenamente suas potencialidades e que o ensino, tanto formal quanto informal, é indispensável para modificar a atitude das pessoas, de forma a capacitá-las para avaliar e enfrentar os obstáculos ao desenvolvimento sustentável. Para despertar a consciência ambiental e ética, também são fundamentais valores e atitudes, técnicas e comportamentos que favoreçam a participação pública efetiva nos processos decisórios.



DIA DA SUÍÇA EM NOVA FRIBURGO

O Dia Nacional da Suíça foi comemorado em Nova Friburgo na segunda-feira, 1º de agosto, com a tradicional solenidade de hasteamento de bandeiras na panóplia do Centro de Turismo, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Foram executados os hinos da Suíça, de Nova Friburgo e do Brasil. O prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto hasteou a Bandeira do Brasil, e Irenée Pegaitaz, a da Suíça.
O presidente da colônia suíça, Geraldo Thurler, prestou homenagem a Irenée Pegaitaz, considerando-o  eterno presidente da colônia suíça em Nova Friburgo. Agradeceu a homenagem prestada pelo governo municipal pela solenidade e ao apoio dado à festa realizada no fim de semana na Casa Suíça, em Conquista, desde toda a preparação até a realização. Ao todo se apresentaram 240 artistas.
- “O evento superou todas as expectativas. Foi uma grande festa”, afirmou. 
Geraldo Thurler propôs um trabalho conjunto no sentido de transformar a Praça das Colônias, no Suspiro, num centro cultural, envolvendo todas as colônias, empresariado e governo.

Solenidades na Praça Dermeval Barbosa Moreira

O prefeito DBMN comentou que desde que foi procurado pela colônia suíça para a realização da festa do fim de semana, propôs “um pouco mais” e, como a festa, Nova Friburgo também precisa de um pouco mais. O prefeito se referiu à maior tragédia do Brasil ocorrida em Nova Friburgo em janeiro deste ano e disse que, no entanto, a maior tragédia acontece agora, com as disputas políticas atuais.
- “Nova Friburgo precisa de investimentos e ações concretas, que seja um balde de água a regar a planta, com ações simples como a limpeza em frente a casa de cada um. Eu não corri. Estou aqui desde o início. Quem está criticando agora, onde estava naquela hora? Quem está criticando é essa meia dúzia que nunca fez nada por Nova Friburgo. Muita gente fala, mas não tem prova. Palavras podem até sujar o nome da cidade, mas para reconstruí-la é preciso trabalho. Eu estou sendo apunhalado até por pessoas às quais eu abri o gabinete.”.
Falando de seu passado, DBMN disse que comentava esse assunto pela primeira vez em praça pública.
- “Eu estou sendo criticado porque paguei, mas a PMNF não deve nada a ninguém.”.
Agradecendo à colônia suíça e às demais colônias pelo muito que fizeram por Nova Friburgo, DBMN frisou que a hora da arrancada é agora, com cultura, economia e muito esforço. E encerrou afirmando:
- “A grama precisa ser molhada. Que cada um faça a sua parte.”.

- Com Secom-PMNF

CMNF – CPI DA TRAGÉDIA

Plenário da CMNF

No plenário da Câmara Municipal de Nova Friburgo, Rua Farinha Filho, 50, centro da cidade de Nova Friburgo –RJ, quarta-feira, 3 de agosto de 2011 - 09:30 às 12:30h. O primeiro conjunto de oitivas onde serão ouvidas algumas das empresas contratadas pela PMNF para prestar serviços ao município, sem licitação, pós 11 de janeiro.
MEMBROS DA CPI DA TRAGÉDIA: - VEREADORES: - Presidente: Cláudio Damião,- Relator: Professor Pierre e Renato AbiRamia, Edson Flávio e Isaque Demani. 

- Carlos Pinto