segunda-feira, 12 de setembro de 2011

FORÇA-TAREFA FISCALIZARÁ FOCOS DE QUEIMADA NA REGIÃO SERRANA FLUMINENSE


Uma força-tarefa especial do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) começa a atuar na fiscalização das queimadas na região serrana fluminense, principalmente no entorno do Parque Estadual dos Três Picos, no município de Nova Friburgo. O objetivo da medida, anunciada pela presidente do Inea, Marilene Ramos, é coibir os focos de incêndios florestais que nos últimos dias atingiram 260 hectares do parque, a maior unidade de conservação sob administração estadual.
De acordo com Marilene Ramos, depois do trabalho inicial de identificação dos focos, a cargo da força-tarefa, os fiscais do Inea vão notificar os proprietários de terra no entorno do parque.
-“Eles devem ser punidos porque quando fazem queimadas, podem perder o controle, e o fogo acaba se propagando mais, colocando em risco residências.”, disse, citando caso ocorrido recentemente em Araras, no município de Petrópolis.
No caso de Nova Friburgo, dois incêndios foram registrados desde o fim de julho na região de Salinas, onde se localiza o Parque dos Três Picos. O mais recente começou na última quinta-feira, 8 de setembro e só foi extinto no sábado, 10 de setembro, depois de queimar uma área de 60 hectares. Outro incêndio, que começou terça-feira, 06 de setembro, ainda está sendo combatido e já devastou cerca de 200 hectares de vegetação nas proximidades do Pico da Caledônia, também na cidade de Nova Friburgo.
O Inea calcula diariamente o Índice de Risco de Incêndios Florestais, que funciona como um alerta para as equipes de combate ao fogo nas unidades de conservação do estado. Na sexta-feira, 09 de setembro, esse índice chegou ao nível máximo, caindo para o nível médio neste domingo.

- Com Agência Brasil