terça-feira, 6 de dezembro de 2011

MEMBROS DA CPI DA CMNF CONCLUIRAM RELATÓRIO


Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Câmara Municipal de Nova Friburgo para investigar possíveis irregularidades na utilização de recursos, durante a tragédia climática de 12 de janeiro, entregaram hoje, 05, o relatório da CPI na secretaria da Câmara.
Foram cinco meses de oitivas com cerca de 50 testemunhas e leituras de processos para chegar a conclusão do relatório. Na tarde de hoje, a CPI notificou o Dr. Hamilton Sampaio da Silva, advogado do representado Dermeval Barboza Moreira Neto sobre a conclusão do relatório e a disponibilidade da cópia do documento mediante requisição formal.
A reunião pública de apreciação do parecer do relatório será no dia, 09 de dezembro, às 9h, no Plenário da Câmara Municipal de Nova Friburgo.
A reunião ordinária para a apresentação do relatório final será na próxima sexta-feira, 9 de dezembro com inicio previsto para as 9 horas.  

- Com site da CMNF

COPA RIO SUB 17 EM NOVA FRIBURGO

Andre Guedes, Sergio Xavier e Bruno Calheiros
Foi anunciado pelo prefeito em exercício do município de Nova Friburgo, Sérgio Xavier (PMDB-RJ), na segunda-feira, 05 de dezembro que a Copa Rio Sub 17, oficializada pela Federação do Rio de Janeiro (Ferj), acontecerá na cidade de Nova Friburgo entre os dias 29 de fevereiro e 06 de março de 2012.
Vinte e quatro clubes, sendo os quatro principais do Rio de Janeiro e de São Paulo, além do Friburguense, participarão do evento que terá a final no município de Macaé. 
Equipes do Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético de Minas, Grêmio e Internacional do Rio Grande do Sul, entre outras, jogarão no Campo do Friburguense.
Bruno Calheiros, representante da Ed Esportes, de propriedade do jogador Edmundo, com sede no Rio de Janeiro, foi recebido pelo prefeito para oficializar a parceria. 
- "O time de futebol do Friburguense já é um grande divulgador do município; e o amigo Renato Bravo, ao tomar conhecimento do projeto e da possibilidade de Nova Friburgo ser sede, tratou logo de fazer o papel de relações públicas e falar com o prefeito.", comentou Bruno.
Sérgio Xavier tb comentou:
- "Primeiro, o evento simboliza o Friburguense na primeira divisão, motivo para comemorar; segundo, será importante para voltarmos nosso olhar para o esporte. É importante trazer para Nova Friburgo esse tipo de evento, de grande porte, que junto com ele vem a mídia. Muitas delegações estarão presentes, e por Nova Friburgo ser o município sede, o Friburguense automaticamente tem sua vaga garantida na Copa. Quem sabe não serão descobertos novos talentos por aqui? Não tenho dúvida de que a Secretaria de Esportes é uma das que mais se destacará.".
Além de incentivar à prática esportiva, o evento também deverá atrair turistas, pois segundo Calheiros, serão mais de cem pessoas envolvidas no projeto, além de jogadores, acompanhantes e torcida.

- Com Secom-PMNF

PMNF ADERE AO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA


O Programa Saúde na Escola (PSE) é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas. A partir do interesse das Secretarias de Educação e Saúde de Nova Friburgo, o município aderiu ao programa e as referidas secretarias assinaram um Termo de Compromisso Municipal enviado ao Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) do Ministério da Educação para formalizar a adesão.
O programa prevê, como primeiro componente, a avaliação clínica e psicossocial dos alunos através de: avaliação antropométrica; atualização do calendário vacinal; detecção precoce de hipertensão arterial sistêmica (HAS); detecção precoce de agravos de saúde negligenciados (prevalentes na região: hanseníase, tuberculose, malária, etc); avaliação oftalmológica; avaliação auditiva; avaliação nutricional; avaliação da saúde bucal; avaliação psicossocial. O segundo componente do programa são ações de promoção da saúde e prevenção, que envolvem: ações de segurança alimentar e promoção da alimentação saudável; promoção das práticas corporais e atividade física nas escolas; saúde e prevenção nas escolas (SPE): educação para a saúde sexual; saúde reprodutiva e prevenção às DST/AIDS – saúde e prevenção nas escolas; saúde e prevenção nas escolas (SPE): prevenção ao uso de álcool e tabaco e outras drogas; promoção da cultura de paz e prevenção das violências; promoção da saúde ambiental e desenvolvimento sustentável. O terceiro componente do programa refere-se à educação permanente e capacitação de profissionais da educação e da saúde e de jovens para o PSE, englobando a seguinte ação: educação permanente e capacitação local de profissionais da educação nos temas da saúde e constituição das equipes de saúde que atuarão nos territórios do Programa Saúde na Escola.
O município deverá apresentar as metas de atendimento, de acordo com a quantidade de equipes da Secretaria de Saúde, no programa Equipe Saúde da Família, que receberá do Ministério da Saúde a verba para execução do PSE, indicando quantidade de alunos que serão atendidos. De acordo com informações do portal do MEC, todas as ações do programa são possíveis de serem realizadas nos municípios cobertos pelas equipes do Programa Saúde da Família. Na prática, o que ocorrerá será a integração das redes de educação e do Sistema Único de Saúde.

- Com Secom-PMNF

DILMA SE ENCONTRA COM EX-PRESIDENTE LULA EM SÃO PAULO


AS ASSESSORIAS DOS DOIS POLÍTICOS TENTARAM ESCONDER O ENCONTRO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff
A presidente Dilma Roussef e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentaram, na tarde da terça-feira, 6 de dezembro escapar da imprensa e acabaram promovendo um encontro ‘quase secreto’. O encontro foi mantido em sigilo por toda a tarde com as alegações das assessorias de imprensa de que as agendas dos dois petistas era "privada".
Nem mesmo a localização da presidente foi confirmada pela assessoria do governo. No entanto, quando os jornalistas localizaram os dois políticos em um hotel paulistano, a assessoria de imprensa de Lula divulgou imediatamente fotos do ex-presidente ao lado de Dilma.
Nas imagens, ambos aparecem sorridentes e Lula usa um chapéu, acessório que se tornou habitual desde que ele optou por raspar o cabelo e a barba, antecipando-se aos efeitos colaterais da quimioterapia. Lula, de 66 anos, teve diagnosticado um câncer na laringe, apontado pelos médicos como de agressividade média, no final de outubro, e já se submeteu a duas sessões de quimioterapia.
O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, também foram ao hotel para "dar um abraço" na presidente Dilma e no ex-presidente Lula. Todos, à exceção de Lula, iriam mais tarde ao evento da Revista IstoÉ, que premiou as personalidades do ano.
Desde a descoberta do câncer, Lula não tem feito aparições públicas e recorre ao expediente de divulgar notas oficiais e imagens feitas pelo seu fotógrafo pessoal. O teor do encontro também não foi divulgado.
Se tudo correr como planejado pelos médicos, o ex-presidente deve passar ainda por sessões de radioterapia no início de 2012, e a expectativa é de que o tratamento esteja concluído em fevereiro do ano que vem. Os médicos avaliam que as chances de cura são altas.

- Com O Globo