segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PMNF AUTUOU PROMOTORES DO EVENTO DE LUMIAR


Em relação ao evento SerraSons, em Lumiar, a secretaria de Ordem Urbana, por intermédio da subsecretaria de Guarda Municipal e Posturas, já no domingo, 13 de novembro lavrou autos de infração totalizando mais de duzentos mil reais pelo não cumprimento das condições impostas pelo órgão para a realização do evento, sobretudo no que tange ao horário de encerramento dos shows que aconteceram na sexta-feira e no sábado.
A participação da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo no evento foi única e exclusivamente de fiscalizar a execução fiel das condições impostas além de buscar minimizar o impacto deste sobre o dia-a-dia do 5º distrito municipal, Lumiar, sobretudo quanto a segurança e trânsito.
O subsecretário da pasta, André Luis S. Santos, a Guarda Municipal e o 11º Batalhão da PM estiveram presentes, com um contingente de mais de 50 homens e mulheres durante os dias do evento e não foi registrada nenhuma ocorrência no local.
A Guarda Municipal atuou também no trânsito, executando um plano alternativo de tráfego que liberou o centro do distrito para livre trânsito dos pedestres.
Além disso, solicitou apoio especial do Batalhão de Policia Rodoviária (BPRV) que intensificou o policiamento nas estradas de acesso.

- Com Secon-PMNF

NOVA FRIBURGO FEZ O PRIMEIRO SIMULADO SIMULTÂNEO DO SISTEMA DE SIRENES

Autoridades presentes ao evento

Defesa Civil Municipal fez o primeiro simulado do Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes para desocupação de áreas de risco na manhã do domingo, 13 de novembro, na Vilage. As equipes da DC, juntamente com voluntários da Cruz Vermelha percorreram as ruas do bairro para avisarem os moradores sobre como deveriam proceder quando o sistema fosse acionado. Pontualmente, às 10h, os moradores dos cinco bairros que já estão com o método implantado, Vilage, Granja Spinelli, Duas Pedras, Catarcione e Lazareto puderam ver e ouvir as sirenes soarem.
A base de apoio para acionar o funcionamento simultâneo do sistema foi a Praça Primeiro de Março, na Vilage. O prefeito em exercício, Sérgio Xavier, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Ten. Cel. João Paulo Mori, o secretário de Estado de Defesa Civil, Cel. BM. Sérgio Simões e a chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Cristianne Antunes puderam ver in loco como foi feito todo o procedimento.
Para o prefeito Sérgio Xavier, “este movimento é importante porque deve haver o envolvimento da comunidade. Estamos fazendo ações preventivas, como este simulado, por exemplo, a fim de resguardar a integridade da população”, destacou.
No entanto, na Vilage, poucas pessoas aderiram o teste. Mas, quem participou sabe da importância vital em acatá-lo, quando, de fato, for preciso. Foi o que relatou a moradora do bairro, Milena da Cruz Silva Knupp que participou do simulado: “moro aqui com meu marido e minha filha, e nós achamos muito importante saber como proceder em momentos de perigo, afinal, são as nossas vidas que correm riscos”, afirmou.
  
Acionamento de sirenes na cidade

Em Nova Friburgo, dependendo da área, os sistemas de alerta por sirenes serão acionados quando forem registrados índices entre 60 mm e 80 mm de chuvas num período de 24 horas; mas na Vilage, particularmente, o acionamento das sirenes será feito quando for registrado o nível pluviométrico de 37,5 mm em uma hora.

Presenças

Também estiveram presentes no simulado representantes do Ministério da Integração Nacional, Cristianne Antunes, da Secretaria de Estado de Defesa Civil, Cel. BM. Sérgio Simões, do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio, o diretor Flávio Erthal, da Secretaria de Reconstrução da Região Serrana, Affonso Monnerat, o comandante do 6º GBPM, Cel. Palência, e representantes do Sanatório Naval participaram da ação. Além do deputado Glauber Braga e do suplente de senador Olney Botelho.     

- Com Secom-Pmnf