domingo, 16 de outubro de 2011

HORÁRIO DE VERÃO TERÁ UMA SEMANA A MAIS


O horário de verão começou no primeiro minuto deste domingo. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar seus relógios em uma hora. Desta vez, o novo horário vai terminar uma semana mais tarde, no dia 26 de fevereiro, porque na data prevista por lei seria o terceiro domingo de fevereiro, que é carnaval.
De acordo com o decreto que instituiu o horário de verão, quando há coincidência entre o dia previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval, o encerramento deve ser no domingo seguinte. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, a população acabe esquecendo de ajustar os relógios.
- “O pessoal está em festa e aí há uma mudança de horário, realmente o reflexo seria negativo.”, explicou o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner.
Grüdtner informou que a previsão do governo é que haja uma redução entre 4,5% e 5% da demanda de energia no horário de pico, entre o fim da tarde e o início da noite, semelhante ao que foi registrado no ano passado (4,4%). A redução total de consumo deve ficar em torno de 0,5%.
Uma novidade deste ano é a adesão da Bahia , a pedido do governador do estado, Jaques Wagner. Ele solicitou a inclusão com o objetivo de manter o governo baiano alinhado ao horário de Brasília.

Anac pede que passageiros confirmem horário de voos

A Agência Nacional de Avião Civil (Anac) recomenda que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para confirmar os horários de decolagens de voos e, assim, evitar transtornos.
A recomendação da Anac vale em especial para voos com origem ou destino na Bahia, por ser a primeira vez que o estado é incluído no horário de verão. Os demais estados com horário alterado são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e o Distrito Federal.

- Com o O Globo

CHUVAS VOLTAM A ASSUSTAR NA SERRA


Depois da catástrofe do último verão, quando mais de 900 pessoas morreram vítimas de enchentes e deslizamentos, as chuvas voltaram a assustar os moradores da Região Serrana. Mas, pelo menos até o fim de sábado, não havia informações sobre mortos ou feridos. Em Nova Friburgo choveu 58 milímetros em apenas uma hora. O temporal se concentrou na área central do município. O nível do rio Bengalas, que atravessa o Centro, subiu 2,7 metros, mas não chegou a transbordar.
- “Esta foi a chuva mais forte registrada na cidade desde janeiro, quando a precipitação passou dos 200 milímetros em uma hora. Felizmente não temos registros de vítimas.”, explicou o comandante da Defesa Civil de Nova Friburgo, coronel João Paulo Mori.
No bairro de Olaria, os bombeiros foram chamados para resgatar os moradores de duas casas inundadas no temporal. Ninguém saiu ferido. Na Estrada do Vale Dourado, em Córrego Dantas, vários moradores ficaram isolados. O fotógrafo João Carlos Moura, de 65 anos, contou que a ponte construída por moradores após o temporal de janeiro foi invadida pelas águas.
- “No dia 12, a tragédia completou nove meses. A cada temporal os moradores ficam em pânico, temendo pelo pior.”, disse João Carlos Moura.


- Com O Globo