sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

PERGUNTAS QUE GRITAM


Os bancos estatais brasileiros mais que dobraram seus empréstimos desde o início da crise mundial, em setembro de 2008. Nesses três anos, o saldo das carteiras do BB,  Caixa Econômica e BNDES, entre outros, cresceu 123%; a banca privada registrou um avanço bem mais modesto no período: 55%.
O pressuposto que orientou a contração dos empréstimos, e que levaria a uma dramática recessão não fosse o contrapeso da liquidez estatal,  foi uma avaliação de risco que se revelou errada.
Em vez de aumentar, como previam os altos executivos dos bancos privados,  a inadimplência, segundo informa o jornal Valor desta 5ª feira, diminuiu no período.
No caso do BNDEs, por exemplo, o maior banco estatal de desenvolvimento do Ocidente, alvo permanente da fuzilaria ortodoxa pelos critérios desenvolvimentistas de suas liberações, a taxa de inadimplência acima de  90 dias é de irrisórios 0,12%.
Na média,a inadimplência  no sistema financeiro estatal é hoje inferior à metade da registrada  nas corporações de crédito privadas, 2,1% e 4,8%.  Resumindo, na decisiva artéria do crédito à economia, os bancos estatais reagem  mais depressa e com maior acerto diante de uma crise; dispõem de analistas de conjuntura mais competentes e administram com maior eficácia o risco da inadimplência.
Uma das perguntas que a crise grita aos ouvidos da esquerda brasileira e mundial que até agora fez ouvidos  moucos a ela argui precisamente isso.
Por que uma área tão importante quanto o fornecimento do crédito à economia deve permanecer predominantemente em mãos particulares se quando a sociedade mais precisa dela ouve um esférico 'salve-se quem puder'?
Sobretudo numa Europa agônica, cuja economia encontra-se travada pelo espectro do esfarelamento bancário que só respira a custa de gigantesca transfusão de meio trilhão de euros dos contribuintes, a juros de pai para filho de 1% ao ano por que a estatização do setor financeiro continua ausente do discurso da esquerda?

- Com Carta Maior

BC REDUZ PARA 3% PREVISÃO DE CRESCIMENTO DO PIB


O Banco Central projeta um crescimento de 3% para o PIB brasileiro de 2011, segundo o Relatório de Inflação divulgado pelo BC na quinta-feira, 22 de dezembro.
O número é 0,5 ponto percentual menor do que o previsto no relatório anterior, em setembro.
Segundo o BC, "o cenário econômico global se deteriorou" desde então, e "as previsões de crescimento para os principais blocos econômicos continuaram a sofrer reduções generalizadas para 2011 e 2012".
O relatório também diz que a "indefinição em relação às medidas a serem adotadas pelas economias europeias tem aumentado a percepção de risco, com impactos sobre as condições gerais de crédito". Tudo isso afetou o ânimo de empresários e consumidores brasileiros, aponta o BC.
Ao mesmo tempo, a perspectiva é de que a inflação se reduza nos próximos anos. Para 2011, o relatório calcula inflação de 6,5% (maior do que o teto da meta estipulada pelo governo), e de 4,7% em 2012 e 2013.

- Com BBC

CMNF APROVA TAXA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL


A Prefeitura Municipal de Nova Friburgol realocou para Nova Friburgo arrecadação que era do Estado e reduziu em 50% seu custo para os empreendedores friburguenses
 Os vereadores aprovaram por 11 votos a um, antes do recesso de fim de ano da Câmara Municipal de Nova Friburgo, o Projeto de Lei do Executivo que oficializa a Taxa de Licenciamento Ambiental. Agora, o projeto retorna para o Executivo para ser sancionado pelo prefeito Sérgio Xavier. A finalidade do licenciamento ambiental é tornar o desenvolvimento da cidade sustentável.
- “À medida que se regulariza uma oficina mecânica, ela deixa de ser um potencial poluidor. Uma gota de óleo polui um milhão de litros de água. Licenciada, essa oficina deixa de causar um impacto ao nosso meio ambiente.”, afirmou Ernani Almeida, subsecretário de Licenciamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
 - “A Taxa de Licenciamento Ambiental já existe e é praticada no Rio de Janeiro desde 2000, como um dos desdobramentos da Eco-92, realizada no Rio. Era praticada pela Feema, SERLA, IEF, quando, por exemplo, havia corte de árvore ou alguma intervenção em rios e coisas afins. O governo uniu esses três órgãos e fez o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Vislumbrando que o movimento de licenciamento ambiental no Rio de Janeiro era muito grande, pensou-se na sua descentralização, proporcionando aos município que cada um gerencie o seu licenciamento. Porém, desde que o empreendimento não tenha aspectos fora do município ou mesmo um alto poder poluidor, fatores que relegariam ao INEA a aplicação da NA51.”, afirmou Ernani Almeida.
 Com a aprovação desse projeto do Executivo, a taxa que iria para o governo do estado passa agora para o município e com uma diferença: Como as taxas são altas pois são praticadas para a realidade do Rio de Janeiro, reduziram-se em 50% os valores para adequarem-se à realidade de Nova Friburgo. Exemplo: a dispensa de licenciamento no caso de uma padaria, por exemplo, enquanto no Rio de Janeiro é em torno de R$ 1.200,00, aqui sairá por cerca de R$ 150,00, para um período de cinco anos, que varia de acordo com o tipo de negócio. Uma redução de até 85% para micro e pequenas empresas, afirma Daniel Carlos, subsecretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Friburgo.
 Desde 2009, a PMNF já expediu 800 licenças. Esse trabalho vem acontecendo gradativamente, à medida que o empreendedor procura a Prefeitura. A partir daí, ele é enquadrado ambientalmente, mitigando os impactos que esse empreendimento possa causar.
 Aliado a esse trabalho interno, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem realizando palestras em entidades ligadas aos setores produtivos.
- “Já fizemos na FIRJAN, com os contabilistas e agora, há pouco tempo, no Centro de Formação Profissional, para o ramo de confecções.”, lembrou Daniel Cardoso.
Ele também adiantou que nessa quinta-feira, 22 de dezembro, eles viajarão para o Rio de Janeiro, até a sede do INEA, para entregar a documentação à gerência que coordena a conta das cidades para renovação do convênio, pois mesmo sendo automática, ela é analisada pelo INEA.
Qualquer informação sobre essas taxas de licenciamento, o empreendedor friburguense pode obter no site da Prefeitura - www.pmnf.rj.gov.br -, onde se encontram os formulários para o licenciamento. Vale salientar que essa taxa estará vinculada com a renovação do alvará de funcionamento, portanto, todas as empresas podem pesquisar como se enquadrar. 

- Com Secom-PMNF


SÃO PEDRO DA SERRA GANHA CONCURSO ÁRVORES DAS FAMÍLIAS

Coreto e árvore de Natal na praça João Heringer em São Pedro da Serra

Após apuração de resultados da votação popular e do júri do CONCURSO ÁRVORES DAS FAMÍLIAS foram computados os seguintes números:

VOTO POPULAR
1º lugar – SÃO PEDRO DA SERRA com 3.537 votos
2º lugar – ALTO DO SCHUENCK com 788 votos
3º lugar – LUMIAR com 125 votos.

VOTO DO JÚRI
1º lugar – SÃO PEDRO DA SERRA
2º lugar – ALTO DO SCHUENCK
3º lugar – LUMIAR

Desta forma fica declarada vencedora do concurso Árvores das Famílias, patrocinado pelo GS Plano Global de Saúde, a árvore decorada pelos moradores de São Pedro da Serra, que deram um exemplo de criatividade, iniciativa, espírito cristão e participação comunitária.
A entrega do Certificado de Vitória será realizada no dia 10 de janeiro, quarta-feira, as 19h, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, Av. Alberto Braune, 111 – sobrado, centro da cidade de Nova Friburgo, em reunião para a qual estão todos convidados.
Nesta ocasião, atendendo ao art. 8º do Regulamento do Concurso, os representantes da localidade deverão apresentar a lista contendo a indicação de três obras de melhorias na comunidade em 2012, de onde a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, escolherá pelo menos uma, para execução no exercício de 2012, o que representa o prêmio do concurso.

- Carlos Pinto