quinta-feira, 6 de outubro de 2011

STEVE JOBS: - MUNDO PERDEU UM VISIONÁRIO

Steve Jobs com um de seus computadores em 1983
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lamentou hoje (6) a morte do ex-diretor executivo da Apple Steve Jobs. Por meio de nota, o líder norte-americano destacou que o mundo perdeu um visionário.
“Ele transformou nossas vidas, redefiniu indústrias inteiras e alcançou um dos maiores feitos da história humana: mudou a forma como cada um de nós vê o mundo”, disse o presidente.
Jobs morreu ontem (5), após uma longa batalha contra um câncer no pâncreas. A morte ocorreu um dia após o lançamento do iPhone 4S. O smartphone é um dos símbolos da criatividade da empresa que Jobs comandou até agosto deste ano, quando deixou o cargo.
Ele era considerado a força criativa que levou a Apple a tornar-se uma das maiores empresas do mundo. Graças a produtos inovadores – como o iPod, o iPhone e, mais recentemente, o iPad – a empresa tornou-se uma das marcas mais cobiçadas pelos consumidores em todo o mundo.
Por meio de um comunicado, a Apple informou que perdeu um gênio criativo e visionário e que o mundo perdeu um ser humano incrível.

O computador pessoal de Steve Jobs


Uma ideia acompanhou o criador da Apple desde o nascimento da companhia: transformar a máquina em um produto de massas, mais eletroeletrônicos domésticos acessível a todo cidadão.O computador é uma peça fundamental nas casas e escritórios em todo mundo. Muito novas, as crianças já sabem, por exemplo, como operar o mouse ou como navegar pela internet. Se o mundo digital está presente na vida de todos, é importante agradecer à dupla Steve Wozniak e Steve Jobs. O primeiro por ter inventado um computador realmente acessível a leigos, o Apple II, e o segundo, por ter convencido Woz a vender sua invenção. 

Wozniak disse em sua biografia oficial que, ao criar o seu primeiro computador, não tinha intenção de comercializá-lo

- “Projetei o Apple I porque queria dá-lo gratuitamente a outras pessoas", escreveu.
Jobs foi a pessoa que o fez mudar de idéia, com um argumento simples: mesmo que tivessem prejuízo vendendo placas de computador, eles teriam sua própria empresa. O pensamento fascinou Woz e a dupla seguiu seu caminho para fundar a Apple Computers.
Steve Jobs não era engenheiro. Sua força dentro da empresa estava em outras habilidades: seu poder de convencimento e senso estético. Foi ele o responsável pela primeira venda do Apple I: cem máquinas para uma loja de computadores, um pedido que renderia a quantia de 50.000 dólares. Ele também corria atrás dos fornecedores, convencendo-os a fazer negócio com dois garotos que nem tinham terminado a faculdade. Por outro lado, seu aguçado senso estético, conquistado nas aulas de caligrafia da faculdade, ajudou a criar o gabinete do Apple II, o primeiro feito de plástico e que se tornou um padrão para os computadores da época.
Mas a principal contribuição de Jobs ao mundo do computador foi sua participação em um projeto menor dentro da Apple, chamado Macintosh, originalmente comandado por Jeff Raskin. Jobs acabou assumindo o grupo, transformando o Mac original em algo em que ele acreditava: um dispositivo voltado para as massas, com uma interface gráfica intuitiva. Em outras palavras, um eletrodoméstico. O Macintosh foi revolucionário em vários sentidos para sua época, mesmo não tendo um disco rígido e outras funcionalidades importantes. Sua tela monocromática, mas com pequenos ícones representando comandos, e sua caixa fechada, impedindo alterações e modificações, foi uma vitória da inteligência arrogante de Jobs.
Outro passo importante de Jobs foi deixar a Apple e criar a NeXT. Seu computador em forma de cubo feito em magnésio, era diferente de tudo que se fazia na época. Em uma máquina dessas foi desenvolvido o primeiro servidor web e também o primeiro navegador para a internet. Também nessa época, começou a ser desenvolvido o sistema operacional que serviria de base para o Mac OS X. A empresa foi um fracasso, não conseguiu vender seus computadores para o grande público, mas serviu de trampolim para que Jobs voltasse à Apple para salvar a empresa que criara vinte anos antes.
No regresso, Jobs colocou ordem na bagunça em que a Apple se tornara, oferecendo uma infinidade de equipamentos, cada um deles roubando espaço do outro no mercado e aos olhos do consumidor. De uma só vez, Jobs cortou excessos, deixando apenas duas linhas de produtos: uma para consumidores comuns, outra para profissionais. Para atender ao usuário doméstico, apostou em um projeto monobloco, diferente de tudo que estava à disposição dos consumidores: o iMac.
A Apple passou, finalmente, a ser a empresa que oferece novas tecnologias para cidadãos comuns. O iMac foi o primeiro computador equipado com portas USB, hoje um padrão de mercado. O iBook, de 1999, introduziu a rede sem fio para notebooks, com o seu AirPort. A porta de conexão FireWire, com velocidades de transferência de 400 Mb/s, ajudou a criar a indústria do vídeo digital. Por último, mas não menos importante: a marca desenvolveu baterias para notebooks com autonomia superior a 3 horas, antigo padrão de desktops. Com inovações como essa, Jobs provocou impacto na vida de todos nós e, em certa medida, ajudou a formatar o mundo de nossos dias.

- Com agencias de noticias

Iª MOSTRA DE MÚSICA INSTRUMENTAL DA PRIMAVERA

Este é um projeto promovido por João Leonardo de Almeida, produtor e artista independente que vem atuando em Nova Friburgo – RJ, em parceria com o ESPAÇO CULTURAL SÃO PEDRO DA SERRA (ECSPS) e o RESTAURANTE ROSA DOS VENTOS, de São Pedro da Serra, e tem como objetivo promover trabalhos de música instrumental e movimentar culturalmente a região, criando intercâmbio com a rede de restaurantes e bares da vila sede do 7º distrito do município de Nova Friburgo, São Pedro da Serra. O evento está programado para acontecer durante um único sábado.
Todos os artistas estarão apresentando músicas instrumentais, autorais ou não, de diversos estilos e gêneros musicais, em formato acústico e/ou em formato elétrico.
Os shows acontecerão sábado, dia 15 de outubro. O show no ECSPS terá início às 19:00h e os shows nos bares e restaurantes começarão a partir das 22:00h.  
O ingresso será gratuito, nas apresentações do ECSPS.
As apresentações realizadas nos bares e restaurantes, haverá cobrança de couvert artístico, que custará R$ 7,00.

- Carlos Pinto