segunda-feira, 24 de outubro de 2011

“EU LUTO”: - AUDIÊNCIA PÚBLICA


Os membros do grupo “EU LUTO” estiveram on line no site de relacionamento Facebook e realizaram “Fórum Virtual”. Escolhidos as autoridades convidadas para participar de audiência pública e pauta.
- AUDIÊNCIA PÚBLICA: - 08 de novembro (terça-feira), às 18h na Câmara Municipal de Nova Friburgo.

-Autoridades convidadas:

- Prefeito em exercício Dermeval Barbosa Moreira Neto
- Sociedade Civil Organizada, Associações de Moradores das áreas mais atingidas ou expostas a riscos e Moradores
- Chefias da Defesa Civil Municipal e Estadual e do Corpo de Bombeiros
- Representante da Secretaria da Fazenda, de Saúde, de Ação Social e Obras Públicas
- Secretária Defensora Maria Fernanda
- Representante da Controladoria Geral da União
- Representante do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual
- Representantes de Representante do Governo Estadual
– Sub-secretário Estadual da reconstrução da região serrana: Affonso Monerat.
- Deputado Federal Glauber Braga: Presidente da Comissão de Estudos das Tragédias Climáticas Naturais da Câmara Federal.

Pauta:
 
- Prevenção mínimo necessário para evitar que  vidas sejam perdidas durante as chuvas na cidade.
- A instalação imediata das sirenes de alerta
- Divulgação dos locais e datas em que as mesmas serão instaladas
- Abrigos seguros para a população em todos os bairros que estão com área de risco devidamente estruturados e abastecidos com água potável, material de higiene pessoal, colchonetes, alimentação e uma enfermaria para atender os casos de urgência.
- Divulgação dos endereços dos abrigos e formas de acesso

PLANO DE CONTINGÊNCIA: - HOSPITAL MUNICIAL RAUL SERTÃ


Os diretores do Raul Sertã, doutor Marcelo Orphao Motta, doutor Rommel Conde e Cinthia Perrut falam sobre o novo plano de Contingência para situações de alagamento.
- “O objetivo é treinar os servidores do hospital, caso a unidade volte a sofrer com as fortes chuvas. Na tragédia de janeiro o único hospital que tinha acesso foi duramente atingido pelas águas. Com essa situação várias dependências foram arrasadas chegando a ter perda de equipamentos de alto custo. O Plano de Contingência foi estruturado detalhadamente para cada setor e sala do Hospital a fim de cada profissional saiba como colaborar quando a água ameaçar invadir. Cada profissional já sabe seu papel. Cada um terá uma responsabilidade em caso de enchente. Nosso objetivo é retirar os equipamentos do térreo e trazer para o primeiro piso. Assim o trabalho não para”, diz Marcelo Orphao.
Com apenas uma hora todos os equipamentos serão removidos e colocados em locais seguros.
- “Na enchente de janeiro perdemos insumos, medicamentos e tínhamos muita coisa estocada, mas a água levou tudo. Com nosso plano essa situação não acontecerá mais.”, conclui Marcelo.

- Com Secom-PMNF

BIOMANTA NAS ENCOSTAS PARA RETER EROSÃO E SEDIMENTOS

A biomanta será utilizada para conter a erosão e impermeabilizar o solo e o produto é ecologicamente correto e atestado pelo INEA
A chuva que caiu na cidade, dia 15 de outubro, e que alagou muitas ruas do Centro da cidade, deixando muita lama ao final, levou a Prefeitura Municipal a procurar a empresa que está realizando as obras de contenção das encostas para saber o que pode ser feito para minimizar esses problemas para a cidade. A informação que obteve é a de que as encostas na Rua Cristina Ziede, em Duas Pedras, atrás do Clube do 50, na Avenida comte Bittencourt e no Tingly serão cobertas com biomanta de fibra de coco e “bermalongas’, dois recursos utilizados pela construtora responsável para reter sedimentos e evitar erosão.
Ao todo, serão utilizados 40 mil m² de biomanta e 4 mil m² de bermalonga. A partir de segunda-feira, 24 de outubro, a construção dos muros de concreto na Rua Cristina Ziede serão iniciados.
Segundo o engenheiro da empresa, Dr. Marcos Vinícius, esse recurso serve como impermeabilizante do solo e o mix de sementes como gramíneas e leguminosas ajudarão a dar sustentação natural. “As vantagens de se utilizar essas duas mantas é que, além de reterem os sedimentos, quebram a velocidade da água das chuvas. Com isso, ajudarão a diminuir os problemas dos sedimentos que escorrem para as ruas e que estão incomodando a população e entupindo bueiros. Elas são ecologicamente corretas e o INEA atesta a sua utilização. Por isso, passaram a ser consideradas como construção verde”, informou.
O visual final dessa obra será discreto, havendo apenas, em termos de concreto, os muros de sustentação da encosta e entre eles surgirá uma paisagem verde. A  empresa responsável pelas mantas, é especialista em bioengenharia de solo, voltada à recuperação de áreas degradadas e controle de processos erosivos.
O Bermalonga, a outra manta que vai por baixo da biomanta (composta com as sementes), é constituído de fibras vegetais desidratadas, que passam por uma prensagem, formando um cilindro flexível e muito resistente. Uma de suas características técnicas é o poder de drenagem. A fibra vegetais retém sedimentos, embora permitam a passagem de água. O Bermalonga pode ser usado parcialmente como dreno profundo. Ele retém umidade e tem grande capacidade de absorvê-la - absorve cerca de cinco vezes o seu peso em água.

- Com Secom-PMNF