sábado, 24 de setembro de 2011

VENDA DIRETA

Hoje fotografei o casal de produtores agrícolas locais, que montaram sua barraca para vender excedente de sua produção agrícola, no centro urbano de São Pedro da Serra.
Temos como Venda Direta, conforme a definição estabelecida legalmente, um sistema de comercialização de produção diferenciado, uma prática baseado no contato pessoal, entre produtor e comprador, fora de um estabelecimento comercial fixo. Uma boa possibilidade para consolidar uma estratégia de comercialização da produção agrícola regional.
Uma iniciativa que deve ser estabelecida,  desenvolvida e fixada por aqui, a fim de alavancar a sustentabilidade do pequeno produtor agrícola familiar rural regional.

- Carlos Pinto

RODA DE CHORO EM LUMIAR

A Sociedade Musical Euterpe Lumiarense promove roda de choro neste sábado, 24 de setembro, às 18h, dentro da tradição musical nascida em meados do século 19, no Rio de Janeiro, de que foram participantes figuras como Chiquinha Gonzaga (1847-1935), Pixinguinha (1897-1973) e tantos outros, como Anacleto de Medeiros (1866-1907), maestro e músico do choro, criador da Banda do Corpo de Bombeiros, elemento decisivo na relação entre o gênero musical e a banda de música, tornando esta uma espécie de escola de músicos.
A roda de choro de Lumiar tem a coordenação dos cavaquinistas Sérgio Prata e Beto Fonseca e o apoio do Instituto Jacob do Bandolim. Da programação deste próximo encontro fazem parte choros, polcas e maxixes com músicos lumiarenses e convidados. Na abertura haverá a exibição do documentário “O choro da rodas”.

- Carlos Pinto