sábado, 3 de dezembro de 2011

NADE - DRM-RJ EM ALERTA


Desde o dia 1 de dezembro de 2011, o Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro – NADE do DRM-RJ - está em estado de alerta, para atendimento do período de chuvas do verão 2011-2012.
A estratégia está baseada no documento “Diagnóstico sobre o Risco a Escorregamentos no Estado do Rio de Janeiro e Plano de Contingência para a atuação do NADE-DRM-RJ no período de Dezembro de 2011 a Abril de 2012”, que resume a atual situação do risco a escorregamentos no estado, à luz do conhecimento acumulado no último ano e define os procedimentos e protocolos para dar resposta a um possível cenário de desastres associados a escorregamentos.
O Plano “Verão 2011-2012” agrega, além da ampliação do conhecimento e da participação nas sucessivas iniciativas no âmbito do governo do estado para o gerenciamento e a coordenação das ações, o grupo que reúne a DEGEDEC-SEDEC, DRM-RJ, INEA e SIMERJ, a expressiva ampliação da estrutura operacional e a capacitação técnica da equipe do Serviço Geológico, obtida com intenso treinamento de campo e através de cursos e seminários a partir de julho de 2011, com destaque para a chegada dos novos profissionais concursados, em agosto de 2011.
Hoje o NADE-DRM-RJ conta com um corpo fixo de dez profissionais e com a cooperação de ampla rede de parceiros especializados das universidades sediadas no Estado do Rio de Janeiro, PUC-Rio, UERJ, UFRJ e UFRural-RJ, além da retaguarda do corpo técnico do DRM-RJ e cooperação com instituições federais e estaduais.
No âmbito municipal, a estreita cooperação com a rede de Defesas Civis locais.
No âmbito do conhecimento, destaque para o mapeamento do risco iminente em 31 municípios e do risco remanescente nos municípios serranos, além da rede de cooperação com as universidades e instituições técnicas.

- Com Secom DRM-RJ

CEMITÉRIOS PÚBLICOS


O novo secretário de Serviços Públicos, Alexandre Cruz, determinou o retorno à Prefeitura Municipal de Nova Friburgo de 19 dos 25 funcionários pagos pela PMNF e que, estranhamente, estavam cedidos à concessionária que administra cinco dos 17 cemitérios públicos do município.
O secretário destacou não haver lógica que a concessionária cobre da população e utilize gratuitamente servidores pagos com o dinheiro do mesmo contribuinte.
A concessionária Memorial Brasil Administração não contesta a notícia, contudo, mostra seus argumentos. A empresa apresenta ofícios de abril e junho deste ano encaminhados ao governo anterior solicitando a cessão dos funcionários em questão, “sem ônus para o município”, mas que este pedido nunca foi acatado. Ou seja, a empresa queria pagar, mas o executivo protelou.
Conforme já publicamos anteriormente, onze dos 12 vereadores estiveram com o prefeito em exercício, Sérgio Xavier, que foi à CMNF para uma reunião de trabalho.
Os vereadores pediu ao presidente licenciado da Câmara e atual prefeito em exercício para que acabe imediatamente com a privatização dos cemitérios públicos. O prefeito em exercício já decidiu que vai acabar com a privatização dos cemitérios públicos. O rompimento tanto pode ser amigável ou judicial.

- Com AVS

PRIVATIZAÇÃO DOS CEMITÉRIOS

Prefeito e vereadores

O presidente licenciado do legislativo e atual prefeito em exercício, Sérgio Xavier (PMDB-RJ), retornou esta semana à Câmara Municipal de Nova Friburgo para um encontro com os antigos colegas de plenário e o atual presidente em exercício da casa  Luciano Faria (PDT-RJ).
O Encontro girou em torno da polêmica privatização de cinco dos 17 cemitérios públicos — São João Batista, Trilha do Céu, Campo do Coelho, Riograndina e São Pedro da Serra — ocorrida na gestão do prefeito afastado Dermeval Barbosa Moreira Neto (PTdoB- RJ).
Dos 12 atuais vereadores, apenas Edson Flávio (PR-RJ) não compareceu ao encontro ocorrido na tarde de quinta-feira, 1º de dezembro.
Os vereadores Luciano Faria (PDT-RJ), Cláudio Damião (PT-RJ), Isaque Demani (PR-RJ), Manoel Martins (PSD-RJ), Márcio Damázio (PSD-RJ), Marcos Medeiros (PTB-RJ), Samoel Grassini (PDT-RJ), Pierre Moraes (PDT-RJ), Reinaldo Rodrigues (PR-RJ), Roberto Wermelinger (PMDB-RJ) e Vanor Breder Pacheco (PSC-RJ) entregaram um ofício ao prefeito em exercício com dois pedidos: a retomada imediata da concessão e a revisão das tarifas cemiteriais que sofreram reajustes no início deste ano.
Sérgio Xavier destacou que já pediu ao atual procurador da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Robson Breder, para que faça um levantamento completo do contrato de concessão para tomar uma decisão em breve.

- Com AVS

TROCA NA PMNF E CMNF


A informação inicial era de que o novo secretariado municipal estaria praticamente concluído pelo prefeito em exercício, Sergio Xavier, faltando apenas definir o nome para o comando da Comunicação Social.
Contudo, o secretário de governo, André Guedes, admitiu na sexta-feira, 2 de dezembro, que, nos próximos dias, poderá haver alterações nas secretarias de Habitação, Cultura e Educação. Os cargos são ocupados atualmente pelos secretários Luiz Cláudio Ferreira, Roosevelt Concy e Marcelo Verly, respectivamente, oriundos da linha de frente das gestões de Heródoto Bento de Mello, os dois primeiros, e de Dermeval Barbosa Moreira Neto. No caso de Marcelo Verly ser afastado da secretaria de Educação, assume sua cadeira na Câmara Municipal de Nova Friburgo no lugar de seu suplente Samoel Grassini, que recém assumiu através de sentença judicial o lugar de Nani Nassif.
As mudanças efetuadas pelo prefeito em exercício Sérgio Xavier no primeiro escalão foram até agora as nomeações de André Guedes, Geral de Governo, José Gonzaga Reis, Controlador Interno, Alexandre Cruz, Serviços Públicos, Ana Paula Navega, Administração, Wilson Tavares, Conselheiro Paulino, Rafael Tavares Garcia, Fazenda, Robson Breder , Procuradoria, Josué Ebenézer , Assistência Social, Renato Abi-Râmia, Saúde, Clauber Domingues, Obras,  Carlos Alberto Bayer, Autran, José Carlos Siqueira, Agricultura, Renato Satyro, Esporte e Bianca Tempone, Turismo.

- Com AVS