domingo, 20 de novembro de 2011

NOVA FRIBURGO: - REFORÇO PARA PROTEGER O VERDE


LUMIAR, EM NOVA FRIBURGO, GANHA DUAS NOVAS SEDES DE UNIDADE DE PROTEÇÃO A PARQUES ECOLÓGICOS

André Ilha e outras autoridades convidadas observam Alba Simon falar sobre a inauguração da sede da APA Macaé de Cima
Foram inaugurados no início deste mês, em Lumiar, Nova Friburgo, a sede da Área de Proteção Ambiental Estadual de Macaé de Cima (APA) e o Núcleo Avançado do Parque Estadual dos Três Picos (PETP). O intuito é que os espaços se tornem locais de referência de informações sobre áreas de preservação ambiental da região.
A APA de Macaé de Cima é considerada uma unidade de conservação de desenvolvimento sustentável pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. Ela tem 35 mil hectares, abrangendo, principalmente, áreas da Zona Rural do município de Nova Friburgo. O Parque Estadual dos Três Picos compreende uma área de 58 mil hectares.
Durante a cerimônia de inauguração da APA de Macaé de Cima, o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), André Ilha, disse que a sede é fruto da união de diversas instâncias que trabalham juntas pela melhoria ambiental.
— “O prédio tem áreas técnicas, setor administrativo, sala de reunião, biblioteca e uma sala destinada à Secretaria municipal de Meio Ambiente de Nova Friburgo. O espaço está bem localizado e pronto para aproximar a administração pública da população.”, disse Ilha.
A cerimônia contou também com as presenças da vice-presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Denise Rambaldi; da superintendente de Biodiversidade da Secretaria estadual do Ambiente (SEA), Alba Simon; e do secretário municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Eduardo Drevis.
As novas estruturas prometem estreitar o contato da população com a área de proteção ambiental e reforçar a fiscalização do parque, que há muito, não recebia atenção.
Para o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, a nova sede é de extrema importância:
— “A inauguração da sede da APA Macaé de Cima representa uma referência na sustentabilidade da região, trazendo benefícios ambientais e mostrando uma gestão com diretrizes.”.

- Com O Globo