sábado, 13 de agosto de 2011

REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA JOÃO HERINGER EM SÃO PEDRO DA SERRA

Praça João Heringer
A ocupação do atual território da via sede do 7º distrito de Nova Friburgo, São Pedro da Serra confunde-se à história da região praticada pela ocupação do interior do atual Estado do Rio de Janeiro durante a colonização portuguesa, após o anunciado descobrimento do Brasil no ano de 1500.
Somente no inicio do século 18 a história oficial faz outros registros da presença de colonizadores fixados por esta região. A fixação de população, porém das margens do regato São Pedro é mais claramente narrada no inicio do século 19 e após 1820 quando D. João VI eleva o seu pequeno aglomerado urbano rural á categoria de vila, para ali instalar famílias vindas da Suíça e posteriormente da Alemanha.
O mais antigo templo católico do município de Nova Friburgo foi edificado na atual vila de São Pedro da Serra por volta de 1850, reformado e oficialmente reaberto no dia 22 de janeiro de 1865.
A vila de São Pedro da Serra, no inicio do século 20 é decretado sede do 5º distrito municipal com o nome de São Pedro da Lumiar e em meio a disputas políticas regionais alternava sucessivamente com a vila de Lumiar a condição de sede desse distrito.
Para por fim, em definitivo, a essa disputa política administrativa o então vereador Benício Valadares consegue a sanção do prefeito Heródoto Bento de Mello em 02 de abril de 1986 com a entrada em vigor do decreto municipal que cria o 7º distrito do município de Nova Friburgo, instituindo a vila, sede distrital com o nome de São Pedro da Serra.
Nesse decreto é dado o nome à sua praça principal de personalidade de destaque na comunidade nesse período, Capitão João Heringer.
No inicio deste ano o governo do Estado do Rio Janeiro realizou audiências publicas em São Pedro da Serra anunciando que através do Ministério do Turismo estavam disponibilizadas verbas repassadas à Prefeitura Municipal de Nova Friburgo para revitalização da praça João Heringer e reforma no Posto de Informações Turísticas de São Pedro da Serra, em valores de cerca de R$ 83 mil.
Conforme rotina legal, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo tornou público através de sua Comissão Permanente de Licitações, nomeada pela Portaria nº 006/2011, e posteriormente realizou no dia 22 de agosto de 2011, a licitação na modalidade de tomada de preços, do tipo menor preço global, por lote, visando à contratação de empresa especializada para realização de obras de reestruturação da praça João Heringer solicitado pela Secretaria de Projetos e Obras Especiais, conforme contida no processo nº 8844/2011, observados os preceitos legais contidos na Lei Federal nº 8.666/93, e suas alterações posteriores. Informações sobre este Edital poderão ser obtidas na Comissão Permanente de Licitações.
A PMNF ainda informa que o atestado de visita técnica ao local da obra e sua obtenção pode ser feito na Secretaria de Obras, através do telefone 22 2525-9206, na pessoa do Engenheiro José Renato de Castro Pessoa.
A visita técnica do responsável técnico da empresa será realizada no dia 17 de agosto às 10:00 h, tendo como local de saída à sede da PMNF, avenida Alberto Braune, 225, centro da cidade de Nova Friburgo.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 22 2525-9174 ou www. pmnf.rj.gov.br.

- Carlos Pinto