segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SECRETARIA DE ORDEM URBANA FAZ DOAÇÃO AO LAJE

Subsecretário de Posturas, André Luiz dos Santos, a presidente do LAJE, o secretário de Ordem Urbana, Hudson Aguiar e a integrante da equipe de Posturas, Silma Pereira - Foto: Daniel Marcus

O secretário de Ordem Urbana, Hudson de Aguiar Miranda, acompanhado do subsecretário de Posturas e Guarda Municipal, André Luiz dos Santos, e da integrante da equipe de Posturas, Silma Pereira, estiveram no Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje), na sexta-feira, dia 16 de setembro para fazer doação de mercadorias irregulares apreendidas no município, e resultado de seis meses de fiscalização atuante, com objetivo de coibir as irregularidades. A doação dos 400 itens apreendidos ao Laje foi determinada pelo prefeito em exercício Dermeval Barboza Moreira Neto, contemplando os 80 idosos ali internados.
Hudson de Aguiar Miranda e equipe foram recebidos pela presidente do Laje, Clélia Rangel, que agradeceu a doação.
A comercialização de mercadorias irregulares em Nova Friburgo pode ser denunciada pelo telefone 153.

- Com Secon-PMNF


POSTO DE SÃO PEDRO DA SERRA REALIZARÁ TESTE RÁPIDO DE HIV

Unidade de Estratégia de Saúde da Família de São Pedro da Serra
Nos próximos dias, quarta-feira 21 de setembro , pela tarde e quinta-feira, 22 de setembro pela manhã a Unidade de Estratégia de Saúde da Família de São Pedro da Serra, na Rua Rodrigues Alves, 42, São Pedro da Serra promoverá a testagem rápida para o diagnóstico do HIV. Para Rômulo Carriello, chefe do objetivo da atividade, é detectar precocemente os portadores do vírus HIV antes que se manifeste a síndrome AIDS.
- “Se detectarmos a doença logo no início proporcionaremos o tratamento adequado e no momento certo.”, diz o enfermeiro.
 Rômulo Carriello ainda conta que hoje em dia não se fala mais em grupo de risco ou vulnerável. Antigamente era comum apontar grupos como profissionais do sexo e usuários de drogas injetáveis como um dos mais propícios a ser contaminado pelo vírus do HIV.
- “Este conceito vem mudando na medida em que esta patologia cresce principalmente em mulheres casadas e de vida monogâmica.”, relata.
Segundo ele, no Brasil, estima-se que ocorram 45.000 novos casos ao ano.
A Fundação Municipal de Saúde já realizou as atividades em outras Unidades da Estratégia de Saúde da Família, como Lumiar e Rio Bonito.
Agora profissionais do posto de São Pedro da Serra convidam a toda a população do distrito para realizar o teste.
Tereza Pólo, coordenadora do Programa DST, diz que o exame e o aconselhamento são rápidos e práticos.
- “Com cerca de 30 minutos a pessoa já sabe seu resultado. Basta apenas uma gota de sangue”., garante.
É uma ótima oportunidade para conversar sobre o assunto e esclarecer duvidas, principalmente com relação à prevenção.
É necessário agendamento prévio para que se evitem filas e demora no atendimento. O contato será direto com o enfermeiro responsável pela Unidade, Rômulo, que foi treinado em 2011 pelo Ministério da Saúde para aplicar o teste.
A estimativa é de 12 exames realizados por dia e a expectativa é que ocorra quinzenalmente, dependendo da demanda.
Maiores informações pelo telefone 2542-3515.


- Com Secon-PMNF

ONG FAZ PROTESTO CONTRA CORRUPÇÃO NO PAÍS

A ONG Rio de Paz fincou na Praia de Copacabana 594 vassouras para representar todos os Senadores e Deputados Federais do país

Ativista colocando vassouras na Praia de Copacabana 
– Foto Amadeu Bocatios, Futura Press
A Praia de Copacabana amanheceu nesta segunda-feira com 594 vassouras fincadas na areia próximo à Avenida Princesa Isabel, no Rio de Janeiro. Na manifestação organizada pela ONG Rio de Paz um cartaz pedia ao Congresso Nacional “ajude a varrer a corrupção do Brasil”.
Segundo o líder do movimento, Antonio Carlos Costa, a ideia é conscientizar a população para cobrar mais transparência na utilização do dinheiro público, já que os desvios desses recursos são responsáveis pela morte de muitos brasileiros. Ele explicou que as vassouras são uma referência aos 513 deputados federais e 81 senadores, que integram o Congresso Nacional.
- “Nós precisamos inaugurar uma nova fase no nosso país, marcada por um controle social maior das ações do Legislativo e do Executivo, porque hoje esse controle está sendo mediado apenas pelos partidos políticos, que se reúnem e tomam suas decisões, enquanto o povo observa de braços cruzados. É um movimento pacífico para mobilizar a população até vermos essa quantidade absurda de dinheiro, arrecadada pelos cofres públicos ser canalizada para as obras de infraestrutura, escolas, assistência médica, entre outros”, afirmou.
Costa também informou que uma nova manifestação está marcada para terça-feira. O grupo vai fixar em Copacabana e no Aterro do Flamengo, também na zona sul da cidade, cartazes com a foto de uma bala de revólver e a inscrição “Corrupção mata”.

- Com Agência Brasil