segunda-feira, 31 de outubro de 2011

AMEAÇADO DE MORTE, DEPUTADO MARCELO FREIXO DEIXA PAÍS

Marcelo Freixo

Depois de sete ameaças de morte recebidas nos últimos 35 dias, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) anunciou que vai deixar o País a convite da Anistia Internacional. Ele espera regressar em menos de um mês até que sejam feitos ajustes em sua segurança pessoal. Marcelo Freixo presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito das Milícias e inspirou o personagem do filme Tropa de Elite 2.
Uma das principais ameaças foi detectada pela Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública. De acordo com uma denúncia, o ex- policial militar Carlos Ary Ribeiro, o Carlão, teria recebido R$ 400 mil para matar o deputado. As milícias são grupos paramilitares formados por policiais, bombeiros e agentes penitenciários, que cobram por uma suposta proteção e serviços em comunidades carentes. A Secretaria de Segurança Pública do Estado ainda não se manifestou sobre o assunto.
O caso foi informado no início deste mês.
- “Recebemos vários informes do Disque Denúncia. Plano identificado pelos serviços de inteligência não aparecia há algum tempo. Mas a coisa piorou desde a morte da juíza Patricia Acioly. As ameaças aumentaram. Se fizeram com uma magistrada, por que não fariam com um deputado?.”, questionou o parlamentar na ocasião, em ofício enviado à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

- Com Secon-Alerj

FIM DE SEMANA EM SÃO PEDRO DA SERRA


Este fim de semana em São Pedro da Serra, sexta-feira, 28 a 30 de outubro, domingo, me trouxe algumas surpresas. Apesar das previsões de chuvas para a região e a natural expectativa da população, principalmente da cidade de Nova Friburgo, de ter que enfrentar mais algumas ruas alagadas, inundação e até novos deslizamentos de encostas, o sol nasceu revelando de novo o sol pleno em céu azul. Durante todos os dias isso se repetiu, alternadamente, ora um lindo céu azul e a temperatura em alta, ora nuvens ameaçando chuva.
Na sexta-feira discuti com alguns amigos como se poderia mobilizar a população para terem ciência da situação de sua Defesa Civil e Segurança, o que os governos estão fazendo para prevenir, orientar e capacitar a população em relação à qq dano que venhamos poder sofrer no caso de ocorrer chuva forte na região.
Algumas ações foram programadas.
Um comentário pertinente é que já se deveria estar executando um mapa detalhado geológico da região. Se não conhecermos essas características, como poderemos planejar e orientar o uso racional seguro do solo. Partindo desse conhecimento não se permitir mais edificar moradias em áreas de riso. Planejar a expansão urbana da cidade, implantar a infa-estrutura necessária e fiscalizar a construção dessas novas construções. Se assim não for vai se repetir os erros do passado.
Ao voltar a São Pedro da Serra, já início de noite, recebi o telefonema de Beto Monteiro, amigo de infância, que estava aqui e vinha passar o fim de semana comigo.
Encontramos-nos, estava acompanhado de seu amigo Roberto Carlos. Os hospedei em minha casa.

Carlos Pinto, Roberto Carlos e Beto Monteiro
Beto Monteiro é musico das antigas, nascido e morador do bairro de Santa Teresa na cidade do Rio de Janeiro. Também interprete e compositor de diversas musicas do “Bloco das Carmelitas”.
No inicio da madrugada saímos para curtir a noite em São Pedro da Serra. Demos uma parada no Restaurante “Rosa dos Ventos”. Rolava um som de dupla, musica popular brasileira. Beto deu uma canja. Os freqüentadores participaram.

Beto Monteiro no Restaurante ‘Rosas dos Ventos’
Partimos depois para o restaurante da amiga Glória, a “Estação Glória”. Lá rolava uma animada “Roda de Samba”.  

Roda de Samba no restaurante “Estação Glória”
David Massena e família
De lá fomos ao restaurante “Ponto Final”. Rolava um som mais tranqüilo, mas ainda genuinamente brasileiro, uma bossa nova jazzística.  

Beto dá uma canja no restaurante “Ponto Final”.
Voltamos para minha casa. Beto e Roberto Carlos nos brindaram ainda com mais musica.
Ao amanhecer tomamos um bom café da manhã e fomos dormir. Estava cumprida uma rotina que fazíamos regularmente desde a adolescência no bairro de Santa Teresa e Lapa.
 
Beto Monteiro e Roberto Carlos
Acordamos em torno da 11 horas. O tempo ameaçava chuva. Começou a chover manso. Após o almoço demos uma volta pela Rua Rodrigues Alves e Beto e Roberto Carlos resolveram voltar para a cidade do Rio de Janeiro.
Como tinham vindo pela BR-101 e pela RJ-116 em Itaboraí, passado por Cachoeiras de Macacu e tomado a RJ-142 em Mury para Lumiar e chegar a São Pedro da Serra, os aconselhei a voltar pela RJ-142, Lumiar-Casemiro de Abreu e tomando novamente a BR-101 para retornar à cidade do Rio de Janeiro.
Assim curtiram o roteiro turístico que poderemos chamar de SerraMar centro norte fluminense.

- Carlos Pinto