|
Sérgio Xavier (PMDB-RJ) |
O prefeito interino Sérgio Xavier (PMDB-RJ) aproveitou o ato público realizado na cidade do Rio de Janeiro ontem, quinta-feira, 10 de novembro em defesa dos royalties do petróleo para se encontrar com o governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e outras autoridades estaduais e políticas. Como ele desceu a serra de manhã e só tinha previsão de retornar no fim da noite, as negociações para a composição do novo secretariado tiveram que ser adiadas e só serão retomadas ao longo da sexta-feira, 11 de novembro.
Na quarta-feira, vários secretários municipais da gestão Dermeval Barbosa Moreira Neto (PTdoB) pediram exoneração em caráter irrevogável. Na lista, integrantes de cargos estratégicos, como a ex-secretária de Saúde, Jamila Calil, e o de Assistência Social, Carlos Maduro. O secretário de Comunicação Social, David Massena, e de Turismo, José Motta, também entregaram carta de demissão, assim como o superintendente da Amae, Carlos Pessoa.
Na segunda-feira, 7 de novembro logo após a posse do prefeito interino, o então secretário de Obras, Hélio Gonçalves Corrêa, já havia pedido demissão. O procurador Geral da PMNF, Hamilton Sampaio, no mesmo dia foi exonerado por Sérgio Xavier.
Por enquanto, o novo governo municipal anunciou poucas substituições na linha de frente da PMNF, entre elas a substituição do vereador Vanor Breder Pacheco, que retornou à CMNF e está sendo sucedido na Secretaria de Serviços Públicos por Alexandre Cruz.
O novo controlador interno da PMNF é José Gonzaga Reis, que entra na vaga de Jorge José da Silva Moura. Na Secretaria Especial de Conselheiro Paulino, Wilson Tavares substituirá Juarez Paulo da Silva.
O médico e vereador Renato Abi-Râmia (PMDB) ficou de responder se aceita o convite para assumir a Secretaria Municipal de Saúde. Ele foi convidado na quarta-feira, 9 de novembro pelo prefeito interino durante uma reunião na PMNF no início da noite, após a então secretária Jamila Calil (PPS-RJ) ter entregue o cargo.
O conteúdo da conversa entre Sérgio Xavier e Renato Abi-Râmia não foi divulgado. Caso o médico e vereador aceite o desafio de suceder a sua adversária política, o ainda secretário de Agricultura, Roberto Wermelinger, assumirá a cadeira de Renato na CMNF.
Ex-secretária de Saúde: “Estou entregando a casa arrumada”
|
Jamila Calil (PPS-RJ) |
A médica e ex-vereadora Jamila Calil pediu exoneração do cargo na última quarta-feira, 9 de novembro. Na carta de demissão entregue ao prefeito em exercício Sérgio Xavier, juntamente com uma prestação de contas do período de quase um ano em que permaneceu no cargo, ela destacou que “hoje entrego a casa arrumada, com os pagamentos em dia, recursos nas contas da Fundação Municipal de Saúde, mais de 30 licitações em andamento, aquisição de veículos, informatização de toda a rede, entre muitas outras conquistas”, afirmou.
No documento, Jamila Calil lembra ter assumido o cargo em 13 de dezembro de 2010, a convite do então prefeito em exercício DBMN.
- “Naquele momento sabia se tratar de um governo interino, sem previsão de permanência no cargo. Podia eu, ser secretária por um dia, uma semana ou um mês. Mas o meu compromisso sempre foi com a Saúde e a população de Nova Friburgo. Encontramos uma Fundação Municipal de Saúde com muitos problemas. Quis o destino que eu estivesse à frente dessa grande secretaria no pior momento da história de Nova Friburgo, com todos os problemas que a cidade e praticamente todas as unidades de saúde enfrentaram. Conseguimos responder com trabalho, dedicação e competência e atendemos a toda nossa população. No momento em que Nova Friburgo mais precisou do seu serviço de Saúde Pública, ela funcionou. Ao longo de todo esse ano de 2011, conseguimos reerguer e recuperar grande parte do nosso serviço de saúde, e posso lhe garantir que funciona melhor hoje do que quando encontramos em dezembro de 2010. Hoje lamento muito por tudo que acontece na política da nossa cidade, mas faz parte do processo democrático. Sei que quando muda-se um governo, mudam-se os cargos diretamente ligados a ele. Com todo respeito que tenho pelo senhor [Sérgio Xavier], desde antes do período em que fomos vereadores juntos, deixo-lhe inteiramente à vontade para dispor do cargo de secretário municipal de Saúde, dentro das políticas que serão elaboradas pelo seu governo. Desejo sorte, inteligência e tranquilidade para quem vier ocupar o cargo de secretário de Saúde, cargo que me orgulho de ter ocupado. ”, acentuou.
- Com AVS