sexta-feira, 11 de novembro de 2011

MOVIMENTOS SOCIAIS FAZEM PROTESTO EM VÁRIOS PAÍSES EM NOME DOS INDIGNADOS


Em nome dos indignados, movimentos sociais, entidades civis e cidadãos em vários países programaram para hoje, 11 de novembro dezenas de manifestações, ocupações e flash mobs - ações combinadas com um roteiro já definido.
Os protestos foram organizados com a ajuda das redes sociais, como o Facebook e o Twitter.
O lema é “Ocupem as ruas, ocupem o mundo às 11:11:11 do dia 11/11/11”.
O chamado protesto global é liderado pelos movimentos sociais denominados Democracia Real Já, da Espanhal, o Anonymous, que envolve várias nações, e o norte-americano Ocupação de Wall Street.
No caso de Portugal, os manifestantes enviaram cartas para as autoridades criticando as dotações previstas no Orçamento Geral do Estado para 2012 e os projetos de privatização em estudo.O Anonymous, um dos grupos que participam do protesto, é suspeito de ser o responsáve pelos  ataques cibernéticos nos últimos meses, incluindo sites como os das empresas Visa e Mastercard.
O movimento que se autodenomia Ocupação do Youtube 11:11 avisou que pretende publicar  uma série de vídeos de protesto associados com as manifestações. Em Londres, está convocada a chamada Noite das Mil Máscaras Anonymous, que ocorrerá em frente à catedral de Saint. Paul – área ocupada há semanas por ativistas.
Em Barcelona, na Espanha, o local de concentração é a Praça do Rei, onde haverá uma manifestação de flash mob de meditação. A ideia é protestar contra as eleições de 20 de novembro.

- Com agencias de noticias

11/11/11: FRIBURGO VAI PARAR


Esta é a chamada de um panfleto distribuído pelo Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo convocando uma manifestação para a tarde desta sexta-feira. A concentração está marcada para às 15h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. O ato culminará com uma passeata na Avenida Alberto Braune.
O panfleto fala em um protesto reunindo todos os movimentos sociais de Nova Friburgo visando cobrar mais uma vez ações efetivas de reconstrução do município às vésperas de completar 10 meses a tragédia climática que devastou sete cidades da Região Serrana. Além disso, os manifestantes vão cobrar promessas feitas pelos governos federal, estadual e municipal de construção de casas populares, aluguel social para famílias ainda não atendidas e a recuperação socioeconômica da cidade, em especial, a geração de novos empregos.
“Vamos protestar contra o caos instalado na cidade”, diz o panfleto.

- Carlos Pinto

HBM DESFAZ BOATO E DESEJA BOA SORTE AO PREFEITO INTERINO

Heródoto Bento 
de Mello (PSC-RJ)

No intuito de desmentir boatos que tomaram as redes sociais, em especial no Facebook, amigos de Heródoto Bento de Mello (PSC), que permanece hospedado na casa de uma de suas filhas em Londrina (PR), destacaram que, no momento, não existe nenhuma previsão do prefeito afastado retornar a Nova Friburgo e, sobretudo, reassumir suas funções no governo municipal. Segundo fontes próximas a ele, HBM só voltará “quando seu médico particular avalizar que ele está 100% recuperado”. Em breve, o prefeito afastado passará por uma nova bateria de exames.
A mesma fonte destacou que HBM tem demonstrado muita vontade de reassumir o cargo que lhe foi conferido pela população friburguense, mas que, em meio ao turbilhão político desta semana, a sua preocupação é não criar falsas especulações que só serviriam para conturbar o município. Aliás, HBM encaminhou ontem, quinta-feira, um e-mail para o prefeito interino desejando-lhe boa sorte em sua gestão e publicação de carta ao povo friburguense. 

 - Com AVS

PREFEITO INTERINO VAI AO GOVERNADOR E ADIA DEFINIÇÕES DO SECRETARIADO

Sérgio Xavier (PMDB-RJ)

O prefeito interino Sérgio Xavier (PMDB-RJ) aproveitou o ato público realizado na cidade do Rio de Janeiro ontem, quinta-feira, 10 de novembro em defesa dos royalties do petróleo para se encontrar com o governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e outras autoridades estaduais e políticas. Como ele desceu a serra de manhã e só tinha previsão de retornar no fim da noite, as negociações para a composição do novo secretariado tiveram que ser adiadas e só serão retomadas ao longo da sexta-feira, 11 de novembro.
Na quarta-feira, vários secretários municipais da gestão Dermeval Barbosa Moreira Neto (PTdoB) pediram exoneração em caráter irrevogável. Na lista, integrantes de cargos estratégicos, como a ex-secretária de Saúde, Jamila Calil, e o de Assistência Social, Carlos Maduro. O secretário de Comunicação Social, David Massena, e de Turismo, José Motta, também entregaram carta de demissão, assim como o superintendente da Amae, Carlos Pessoa.
Na segunda-feira, 7 de novembro logo após a posse do prefeito interino, o então secretário de Obras, Hélio Gonçalves Corrêa, já havia pedido demissão. O procurador Geral da PMNF, Hamilton Sampaio, no mesmo dia foi exonerado por Sérgio Xavier.
Por enquanto, o novo governo municipal anunciou poucas substituições na linha de frente da PMNF, entre elas a substituição do vereador Vanor Breder Pacheco, que retornou à CMNF e está sendo sucedido na Secretaria de Serviços Públicos por Alexandre Cruz.
O novo controlador interno da PMNF é José Gonzaga Reis, que entra na vaga de Jorge José da Silva Moura. Na Secretaria Especial de Conselheiro Paulino, Wilson Tavares substituirá Juarez Paulo da Silva.
O médico e vereador Renato Abi-Râmia (PMDB) ficou de responder se aceita o convite para assumir a Secretaria Municipal de Saúde. Ele foi convidado na quarta-feira, 9 de novembro pelo prefeito interino durante uma reunião na PMNF no início da noite, após a então secretária Jamila Calil (PPS-RJ) ter entregue o cargo.
O conteúdo da conversa entre Sérgio Xavier e Renato Abi-Râmia não foi divulgado. Caso o médico e vereador aceite o desafio de suceder a sua adversária política, o ainda secretário de Agricultura, Roberto Wermelinger, assumirá a cadeira de Renato na CMNF.

Ex-secretária de Saúde: “Estou entregando a casa arrumada”

Jamila Calil (PPS-RJ)
 
A médica e ex-vereadora Jamila Calil pediu exoneração do cargo na última quarta-feira, 9 de novembro. Na carta de demissão entregue ao prefeito em exercício Sérgio Xavier, juntamente com uma prestação de contas do período de quase um ano em que permaneceu no cargo, ela destacou que “hoje entrego a casa arrumada, com os pagamentos em dia, recursos nas contas da Fundação Municipal de Saúde, mais de 30 licitações em andamento, aquisição de veículos, informatização de toda a rede, entre muitas outras conquistas”, afirmou.
No documento, Jamila Calil lembra ter assumido o cargo em 13 de dezembro de 2010, a convite do então prefeito em exercício DBMN.
-  “Naquele momento sabia se tratar de um governo interino, sem previsão de permanência no cargo. Podia eu, ser secretária por um dia, uma semana ou um mês. Mas o meu compromisso sempre foi com a Saúde e a população de Nova Friburgo. Encontramos uma Fundação Municipal de Saúde com muitos problemas. Quis o destino que eu estivesse à frente dessa grande secretaria no pior momento da história de Nova Friburgo, com todos os problemas que a cidade e praticamente todas as unidades de saúde enfrentaram. Conseguimos responder com trabalho, dedicação e competência e atendemos a toda nossa população. No momento em que Nova Friburgo mais precisou do seu serviço de Saúde Pública, ela funcionou. Ao longo de todo esse ano de 2011, conseguimos reerguer e recuperar grande parte do nosso serviço de saúde, e posso lhe garantir que funciona melhor hoje do que quando encontramos em dezembro de 2010. Hoje lamento muito por tudo que acontece na política da nossa cidade, mas faz parte do processo democrático. Sei que quando muda-se um governo, mudam-se os cargos diretamente ligados a ele. Com todo respeito que tenho pelo senhor [Sérgio Xavier], desde antes do período em que fomos vereadores juntos, deixo-lhe inteiramente à vontade para dispor do cargo de secretário municipal de Saúde, dentro das políticas que serão elaboradas pelo seu governo. Desejo sorte, inteligência e tranquilidade para quem vier ocupar o cargo de secretário de Saúde, cargo que me orgulho de ter ocupado. ”, acentuou.

- Com AVS