quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

CÓRREGO D’ANTAS SERÁ MONITORADO POR SISTEMA DE CHEIAS


SIRENES SOARÃO TAMBÉM EM CASO DE INUNDAÇÃO

 
Devido à grande preocupação com os moradores de Córrego D’Antas e por determinação do prefeito Sérgio Xavier, este bairro deverá ser assistido 24h por equipes de diversas secretarias do governo municipal.
Neste sentido, analisando os últimos acontecimentos ocorridos na cidade por conseqüência das chuvas no último final de semana, em especial nesta localidade, o coordenador da Defesa Civil Municipal, João Paulo Mori, já está reavaliando mais uma função do sistema de alerta por sirenes naquele local.
 De acordo com Mori, já foi solicitado ao Inea, mais especificamente, ao Centro de Controle Operacional (CCO) e à Diretoria de Monitoramento Ambiental (Dimam) que este esquema, exclusivamente em Córrego D’Antas, seja incluído também no sistema de alerta de cheias de Nova Friburgo.
 - A necessidade de aperfeiçoar este sistema às duas funções (cheias e deslizamentos) deve-se às particularidades daquele bairro, disse.
 Segundo o coordenador da Defesa Civil, as sirenes localizadas no Córrego D’Antas não soaram durante as chuvas do final de semana porque as mesmas estavam monitoradas para registrarem apenas riscos de escorregamentos e não de enchentes. No caso daquele bairro, a situação foi atípica, porque houve alagamento no local, e, ainda de acordo com Mori, foi a primeira vez que este fato ocorreu depois de janeiro.
             
Sistema de Alerta de Cheias

Este sistema foi criado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), com o objetivo de informar autoridades e a população quanto à possibilidade de chuvas intensas e de inundações graduais (cheias) que possam causar perdas materiais e humanas.

Como funciona

O sistema de alerta possui estações telemétricas, que enviam dados automaticamente via celular, a cada 15 minutos, com medição da quantidade de chuvas e do nível d’água dos rios. No Centro de Controle Operacional (CCO) do Inea, técnicos fazem o acompanhamento das condições do tempo e dos rios 24 horas por dia, sete dias por semana. Quando há previsão de chuvas fortes ou possibilidade de transbordamento dos rios para a região monitorada, o Inea envia alertas via mensagens SMS e e-mails para agentes da Defesa Civil.
Em Nova Friburgo há quatro estações de monitoramento: Olaria, Ypu, Vendas das Pedras e Conselheiro Paulino, respectivamente nos rios Cônego, Santo Antônio, Córrego D’Antas e Bengalas. Sendo que no Rio Caledônia, há uma estação pluviométrica.

Tipos de Alerta 

Há quatro estágios de alerta:
- Vigilância – sem chuvas ou chuvas fracas e esparsas. Nível d’água normal.
- Atenção – previsão de ocorrências de chuvas moderadas e fortes.
- Alerta – registro de chuvas intensas. Subida dos níveis dos rios acima do normal.
- Alerta Máximo – continuação da chuva. Rio atingindo 80% de nível de transbordamento.

- Com Secom-PMNF

APÓS INTERVENÇÃO CIRÚRGICA, O DEPUTADO FEDERAL GLAUBER BRAGA RECEBE ALTA HOSPITALAR

Glauber Braga após 
alta hospitalar

A expectativa divulgada anteriormente pela assessoria do deputado federal Glauber Braga (PSB) é que ele ficaria mais alguns dias internado no Day Hospital, recuperando-se do acidente automobilístico ocorrido no último dia 16 de dezembro. Ontem, 20 de dezembro porém, a mesma assessoria divulgou uma nota oficial atualizada informando que, após se submeter a uma cirurgia na mão esquerda, “e diante do quadro positivo”, Glauber Braga já recebeu alta médica. Ele irá ficar em repouso domiciliar nos próximos dias.
O motorista do deputado, Ananias Marciano, também foi operado na segunda-feira, no Day Hospital. A equipe médica também deu alta para ele.
Após deixar o hospital, Glauber agradeceu as manifestações de solidariedade postando uma mensagem no Facebook:
- “Meus amigos, estou saindo do hospital! Quero agradecer a todas as manifestações de afeto e a todos os profissionais que nos atenderam em Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo. Esse ano recebi duas novas chances! Agradeço muito a Deus por isso! Obrigado a todos vocês! Beijo grande!”, escreveu.

- Com AVS

CONCURSADOS DE 1999, POR ENQUANTO, VÃO CONTINUAR RECEBENDO COMO CONCURSADOS


SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DA PMNF CORRIGE NOTÍCIA SOBRE VOTAÇÃO NA CMNF OCORRIDA ESTA SEMANA

 
Os 1.400 concursados de 1999 empossados na gestão do prefeito afastado Dermeval Barbosa Moreira Neto (PTdoB) não passarão para o regime de contratos temporários, ao contrário do que foi divulgado por esta coluna na edição de ontem, 20. A secretária municipal de Administração, Ana Paula Navega, através de nota oficial, corrigiu a notícia explicando que a aprovação do projeto ocorrida na CâmaraMunicipal de Nova Friburgo, na segunda-feira, 19 de dezembro, nada tem a ver com o pessoal de 1999. Ela destacou que, na folha salarial de dezembro, este pessoal será pago normalmente como servidores reintegrados. A situação do concurso público de 1999 — o Superior Tribunal de Justiça (STJ) não reconheceu recentemente como válido e deve ser discutido em última instância (constitucionalidade) no Supremo Tribunal Federal (STF)—ainda está sendo tratada internamente na Procuradoria da Prefeitura.
Destacando que a notícia publicada na edição de ontem estava incorreta, a secretaria de Administração enfatizou que o projeto aprovado pelo Legislativo — criação de aproximadamente 1.700 contratos temporários — destina-se a atender a situação de cerca de 800 funcionários da Secretaria Municipal de Educação, cujos vínculos se encerrariam no dia 30 deste mês. O vínculo deste pessoal será prorrogado por mais seis meses, podendo ser renovável por igual período. O projeto do Executivo também contempla mais 750 servidores municipais que já trabalhavam na Prefeitura, mas com vínculo encerrado em setembro. Nesta ocasião, o governo anterior fez a recontratação administrativa sem submeter a autorização do Legislativo, o que foi feito agora. A grande maioria deste pessoal atende a carências de pessoal braçal e funções administrativas na Prefeitura, Autran e Secretaria de Saúde. O quantitativo de contratos temporários autorizado pela CMNF, na sessão de segunda-feira, também permitirá ao governo suprir a demanda em setores essenciais, como a contratação de médicos.
A prorrogação da validade do Concurso de 2007, cujo prazo se encerra em janeiro próximo, ainda permanece indefinida. Ana Paula Navega esclareceu que o assunto também está sendo tratado internamente pela Procuradoria da Prefeitura.

- Com AVS