terça-feira, 15 de novembro de 2011

PENSAMENTOS E SONHOS SOBRE O BRASIL


1. O povo brasileiro se habituou a “enfrentar a vida” e a conseguir tudo “na luta”, quer dizer, superando dificuldades e com muito trabalho. Por que não iria “enfrentar” também o derradeiro desafio de fazer as mudanças necessárias, para criar relações mais igualitárias e acabar com a corrupção?
2. O povo brasileiro ainda não acabou de nascer. O que herdamos foi a Empresa-Brasil com uma elite escravagista e uma massa de destituídos. Mas do seio desta massa, nasceram lideranças e movimentos sociais com consciência e organização. Seu sonho? Reinventar o Brasil. O processo começou a partir de baixo e não há mais como detê-lo.
3. Apesar da pobreza e da marginalização, os pobres sabiamente inventaram caminhos de sobrevivência. Para superar esta anti-realidade, o Estado e os políticos precisam escutar e valorizar o que o povo já sabe e inventou. Só então teremos superado a divisão elites-povo e seremos uma nação una e complexa.
4. O brasileiro tem um compromisso com a esperança. É a última que morre. Por isso, tem a certeza de que Deus escreve direito por linhas tortas. A esperança é o segredo de seu otimismo, que lhe permite relativizar os dramas, dançar seu carnaval, torcer por seu time de futebol e manter acesa a utopia de que a vida é bela e que amanhã pode ser melhor.
5. O medo é inerente à vida porque “viver é perigoso” e sempre comporta riscos. Estes nos obrigam a mudar e reforçam a esperança. O que o povo mais quer, não as elites, é mudar para que a felicidade e o amor não sejam tão difíceis.
6. O oposto ao medo não é a coragem. É a fé de que as coisas podem ser diferentes e que, organizados, podemos avançar. O Brasil mostrou que não é apenas bom no carnaval e no futebol. Mas também bom na agricultura, na arquitetura, na música e na sua inesgotável alegria de viver.
7. O povo brasileiro é religioso e místico. Mais que pensar em Deus, ele sente Deus em seu cotidiano que se revela nas expressões: “graças a Deus”, “Deus lhe pague”, “fique com Deus”. Deus para ele não é um problema, mas a solução de seus problemas. Sente-se amparado por santos e santas e por bons espíritos e orixás que ancoram sua vida no meio do sofrimento.
8. Uma das características da cultura brasileira é a alegria e o sentido de humor, que ajudam  aliviar as contradições  sociais. Essa alegria nasce da convicção de que a vida vale mais do que qualquer coisa. Por isso deve ser celebrada com festa e diante do fracasso, manter o humor. O efeito é a leveza  e o entusiasmo que tantos admiram em nós.
9. Há um casamento que ainda não foi feito no Brasil: entre o saber acadêmico e o saber popular. O saber popular nasce da experiência sofrida, dos mil jeitos de sobreviver com poucos recursos. O saber acadêmico nasce do estudo, bebendo de muitas fontes. Quando esses dois saberes se unirem, seremos invencíveis.
10. O cuidado pertence à essência de toda a vida. Sem o cuidado ela adoece e morre. Com cuidado, é protegida e dura mais. O desafio hoje é entender a política como cuidado do Brasil, de sua gente, da natureza, da educação, da saúde, da justiça. Esse cuidado é a prova de que amamos  o nosso pais.
11.Uma das marcas do povo brasileiro é sua capacidade de se relacionar com todo mundo, de somar, juntar, sincretizar e sintetizar. Por isso, ele não é intolerante nem dogmático. Gosta e acolhe bem os estrangeiros. Ora, esses valores são fundamentais para uma globalização de rosto humano. Estamos mostrando que ela é possível e a estamos construindo.
12. O Brasil é a maior nação neolatina do mundo. Temos tudo para sermos também a maior civilização dos trópicos, não imperial, mas solidária com todas as nações, porque incorporou em si representantes de 60 povos que para aqui vieram. Nosso desafio é mostrar que o Brasil pode ser, de fato, um pedaço do paraíso que não se perdeu.

- Leonardo Boff

CPI DA CÂMARA CONVOCA PREFEITO AFASTADO E DOIS EX-SECRETÁRIOS PARA DEPOR NESTA QUARTA

Dermeval Barbosa 
Moreira Neto

O prefeito afastando Dermeval Barbosa Moreira Neto (PTdoB) vai depor na CPI da Câmara nesta quarta-feira, 16 de novembro às 12h, como querem o presidente e o relator da comissão, Cláudio Damião (PT) e Pierre Moraes (PDT), respectivamente?
A resposta ainda é uma incógnita. A intimação datada de 10 de novembro já foi feita, porém, os advogados de defesa provocaram o Poder Judiciário para se pronunciar a respeito da legalidade da convocação. Isto porque, na semana passada, a 2ª Vara Criminal de Nova Friburgo concedeu um habeas corpus desobrigando Dermeval Barbosa Moreira Neto a comparecer a uma oitiva da própria comissão no último dia 8 de novembro, sob a alegação de que não existe na lei nenhum amparo para que um prefeito seja obrigado a comparecer a uma CPI.
Ao expedir nova intimação, o presidente e o relator da CPI entendem que o habeas corpus só teria vigência para a convocação de 8 de novembro e, portanto, entendem que a nova intimação, para esta quarta-feira tem amparo legal. Como não houve expediente nas repartições do Judiciário neste início de semana, em virtude do feriado da Proclamação da República, o caso só deverá ter um desfecho em cima do horário marcado para o depoimento.
Ainda na quarta-feira, 16, estão previstos outros dois depoimentos. Às 9h30, será ouvido o ex-secretário de Governo, José Ricardo Carvalho de Lima. À tarde, às 15h, o ex-secretário de Assistência Social, Carlos Maduro, prestará informações à CPI. Ambos foram convocados como testemunhas.

Cláudio Damião diz que “ordem judicial não está sendo descumprida”

Cláudio Damião e Profº Pierre

O presidente da CPI da Câmara, Cláudio Damião (PT), divulgou nesta segunda-feira, 14 de novembro, através de e-mail à imprensa, que a segunda intimação para que o prefeito afastado DBMN preste esclarecimentos nesta quarta-feira, 16, às 12h, não representa o descumprimento à ordem judicial — da 2ª Vara Criminal de Nova Friburgo — que concedeu habeas corpus em favor do intimado.
- “Esclarecemos que a CPI deu imediato cumprimento à ordem judicial do douto juízo da 2ª Vara Criminal de Nova Friburgo que, no auto do habeas corpus garantiu ao paciente, DBMN a possibilidade de não comparecer ao ato no dia 9 de novembro, colocando-o a salvo de qualquer coação”, disse Damião.
No documento, além de reiterar que a CPI não está descumprindo a ordem judicial da 2ª Vara Criminal, “a comissão pauta a sua atuação na forma da lei e em obediência às ordens judiciais”, o presidente da CPI explica que “nesta segunda intimação, a situação jurídica do prefeito afastado é distinta da primeira convocação, uma vez que o mesmo encontra-se afastado do Poder Executivo Municipal por força de determinação judicial, Justiça Federal], diz. “Não há qualquer ameaça ao direito de ir e vir do representado; caso seja de seu interesse, o representado poderá voluntariamente não comparecer à sessão do dia 16 de novembro, o que não acarretará qualquer coação ou ameaça ao seu direito de ir e vir”, acrescentou.
Segundo Damião, a nova intimação ao prefeito afastado “visa exclusivamente garantir ao representado amplo e irrestrito direito à defesa, previsto na Constituição Federal”, destacou.

- Com AVS