quarta-feira, 9 de novembro de 2011

EU LUTO: - AUDIÊNCIA PUBLICA NA CMNF


Ontem às 18 horas no plenário da Câmara Municipal de Nova Friburgo foi realizada Audiência Publica com representantes do Movimento Eu Luto.

Na mesa diretora vereador Isaque Demani, Carla Pontes do Movimento Eu Luto, presidente interino da CMNF Luciano Faria, prefeito interino Sergio Xavier e vereador Manoel do Pote
Pela primeira vez, o vereador Luciano Faria presidiu a sessão e recebeu o seu ex-presidente Sergio Xavier já empossado como prefeito interino do município de Nova Friburgo. Estiverem presentes 11 vereadores, o vereador Vanor Pacheco não esteve presente, apesar de já ter sido afastado da secretaria de Serviços Públicos da PMNF. Sua vaga estava sendo ocupado pelo vereador Jorge Carvalho que também não compareceu.
Carla Pontes falou das reivindicações do Movimento Eu Luto e convidou os representantes das comunidades para falar sobre suas reivindicações e realidades.  Naná falou pelo bairro de Lazareto, Maria Helena por Três Irmãos, Edson Santos pelo Prado, Willian por Rui Sangrilá e Laura Mury pela Fundação Natureza. O Cel. Paulo Mori coordenador da Defesa Cívil de Nova Friburgo descreveu mais uma vez como agir no caso de alertas de chuvas e onde a população deve procurar aos pontos de apoios e abrigos.

Naná de Lazareto, Maria Helena de Três Irmãos, Edson Santos do Prado, Willian de Rui Sangrilá, Laura Mury da Fundação Natureza e Cel. Paulo Mori coordenador da Defesa Civil

Finalizou os pronunciamentos o prefeito interino Sergio Xavier, enfatizando que está montando uma nova equipe de governo e dar inicio a ações efetivas para atender a toda a população do município de Nova Friburgo enquanto permanecer à frente do executivo municipal.

- Carlos Pinto



PREFEITO INTERINO ANUNCIA QUE MUDARÁ “99% DO SECRETARIADO”

Sergio Xavier (PMDB-RJ) e Luciano Faria (PDT-RJ)

- “Novo governo, nova postura, nova diretriz e novo secretariado”, a afirmação foi feita, terça-feira, 08 de novembro, pelo recém empossado prefeito interino Sérgio Xavier (PMDB) no lugar do prefeito afastado Dermeval Barbosa Moreira Neto. Sérgio Xavier enfatizou que pretende mudar “99% do secretariado municipal”. Segundo ele, as mudanças no primeiro escalão da Prefeitura não serão anunciadas de uma tacada só para que não ocorra um caos administrativo.
Ainda na segunda-feira, quando foi empossado no cargo e concedeu a sua primeira entrevista coletiva à imprensa, o prefeito interino se reuniu com os atuais secretários municipais quando anunciou a primeira mudança: com o afastamento determinado pela Justiça Federal do secretário de Governo, José Ricardo Carvalho de Lima, o escolhido para exercer a função foi o secretário Geral da Câmara Municipal de Nova Friburgo, André Guedes. Na mesma oportunidade, Sérgio Xavier exonerou o procurador da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Hamilton Sampaio, mas não anunciou o substituto. Ele convidou o procurador da CMNF, Guilherme Cardoso, que não aceitou a indicação de imediato. Para aceitar o cargo, Guilherme Cardoso teria que deixar de exercer a advocacia por imposição legal.
Além da mudança radical no secretariado, o prefeito interino também deve anunciar o nome do seu líder de governo na CMNF. O vereador Jorge Carvalho (PTdoB), líder do governo de DBMN e presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo, perderá o mandato de vereador, já que ocupa uma cadeira na CMNF como suplente. Para que Jorge Carvalho saia da CMNF, o secretário municipal de Serviços Públicos e vereador licenciado Vanor Breder Pacheco (PSC) assumirá seu mandato legislativo.


Novo presidente da CMNF afirma que haverá relação estreita entre Legislativo e o Executivo

O vice-presidente da CMNF, vereador Luciano Faria (PDT) assumiu a presidência interina da mesma, com a ida de Sérgio Xavier para a PMNF. O pedetista disse antes de presidir a primeira sessão na Câmara que o momento político friburguense “é muito delicado” e que a hora é do “Legislativo estreitar a relação com o Executivo”, situação que, na opinião dele, “não vinha ocorrendo” na gestão de DBMN.
Luciano Faria diz acreditar que, neste primeiro momento, haverá “um apoio unânime dos vereadores ao governo municipal” no sentido de colaborar com o prefeito interino a enfrentar os desafios administrativos que, certamente, “serão grandes neste momento de transição”, destacou. Ele elogiou o presidente licenciado da CMNF e atual prefeito interino que, imediatamente ao tomar posse na PMNF, convocou todos os vereadores para uma reunião, onde “pediu a colaboração de todos”.
- “Antes os vereadores queriam ajudar e o Executivo não queria ajuda. Agora, o prefeito interino pede ajuda e a CMNF vai ajudar. Não vamos criar dificuldades. A cidade precisa que ocorra esta relação estreita neste momento muito delicado.”, ressaltou.
Nos próximos dias, a CMNF deverá votar alguns projetos importantes do Executivo, como o Orçamento de Nova Friburgo para 2012, mudanças no aluguel social, a unificação do regime jurídico dos servidores municipais, entre outros.

Outras mudanças

Márcio Damásio (PP-RJ)

 
O suplente de Sérgio Xavier na CMNF é Márcio Damásio (PP-RJ) que já assumiu o cargo.
O médico e vereador Renato Abi-Râmia (PMDB) afirma não ter sido convidado para assumir a Secretaria Municipal de Saúde. Questionado se aceitaria o cargo, se viesse a ser convidado pelo prefeito interino Sérgio Xavier (PMDB), respondeu de forma contundente:
- “Sim. Aceitaria e resolveria o problema da saúde.”.
O ex-secretário especial de Conselheiro Paulino Wilson Tavares vai voltar ao cargo.
O novo controlador interno da PMNF deve ser José Gonzaga Reis, ex-CMNF.
Se o vereador licenciado Marcelo Verly (PSDB) deixar a secretaria municipal de Educação, a luta do segundo suplente da coligação PSDB-PDT, Samuel Grassini, para conquistar a vaga de Nami Nassif, cujo mandato de primeiro suplente foi derrubado semana passada no TER-Rio por infidelidade partidária após ter trocado o PDT pelo PSC, seria em vão.
A irmã do prefeito afastado DBMN, a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Cristina Mastrangelo Moreira, pediu exoneração do cargo.
O secretário municipal de Obras, Hélio Gonçalves Corrêa (PSC), já pediu exoneração do cargo.
O nome do ex-vereador e atual presidente local do PPS, Alexandre Cruz deve assumir a Secretaria de Serviços Públicos.
A CMNF terá que escolher um novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante e influente. E também um outro membro para compô-la. A presidência da comissão era ocupada por Jorge Carvalho. O outro nome é para substituir Luciano Faria (PDT) que, atualmente na presidência do Legislativo, fica obrigado a deixar a CCJ.
Inforações da PMNF dão conta que algumas secretarias serão extintas ou fundidas. O governo municipal, tem ainda de  600 a 700 cargos de confiança empossados.

Dermeval se diz tranqüilo e crê que a justiça será feita

O prefeito afastado Dermeval Barbosa Moreira Neto (PTdoB) se diz com a consciência tranqüila de que não cometeu nenhum ato doloso e está confiante de que as denúncias que culminaram com a sua saída da Prefeitura, pedida pelo Ministério Público Federal e acatada pela Justiça Federal, serão devidamente esclarecidas.
- “Confio que a justiça será feita.”, disse.
Em tom firme e enfático, DBMN destacou que, como manda a lei, está recorrendo da decisão do afastamento no Tribunal Regional Federal, na cidade do Rio de Janeiro. O recurso, segundo ele, ainda estava sendo preparado ontem por seus advogados.

- Com AVS