quinta-feira, 3 de novembro de 2011

REUNIDOS EM CANNES, LÍDERES DO G20 DISCUTEM SAÍDA PARA CRISE FINANCEIRA

Líderes do G20 posam para foto oficial na 6a Cúpula do G20, em Cannes, na França. Foto: Roberto Stuckert Filho-PR
Os líderes do G20 se reúnem em Cannes, na França, para discutir a crise financeira internacional, que atinge de forma mais grave a Zona do Euro. O Brasil irá defender, segundo a presidenta Dilma Rousseff, que os países desenvolvidos busquem o equilíbrio fiscal ao mesmo tempo em que apresentem propostas para o crescimento das economias e a geração de emprego.
Nesta tarde, os chefes de Estado e de Governo se reúnem na segunda sessão oficial da Cúpula e, à noite, participam de jantar de trabalho.

Na busca de solução para a crise, Brasil está disposto a contribuir com FMI

Presidenta Dilma Rousseff e o presidente Barack Obama se encontram na primeira sessão de trabalho do G20. Foto: Roberto Stuckert Filho-PR

A presidenta Dilma Rousseff afirmou que, na busca de uma solução para crise financeira, o Brasil está disposto a contribuir com o Fundo Monetário Internacional. Aos líderes do G20 reunidos em Cannes, na França, a presidenta destacou que é preciso que os países desenvolvidos ajam com liderança, visão clara e rapidez.
Em almoço que marcou o início oficial da reunião de cúpula do G20, ela pediu aos demais líderes do Grupo detalhes do pacote europeu anticrise, e manifestou preocupação de que a crise comece a “respingar” nos países em desenvolvimento. Disse, ainda, que é importante se pensar em medidas emergenciais que garantam o crescimento econômico.
Após o almoço que marcou o início dos trabalhos, os líderes do G20 tiveram uma reunião em que a presidenta Dilma ressaltou a “exitosa” experiência brasileira de enfrentamento da crise com inclusão social e geração de emprego.
- “A inclusão de 40 milhões de pessoas na classe média foi não somente uma imposição moral como também uma questão de enfrentamento econômico.”
Dilma Rousseff manifestou apoio à tese da Organização Internacional do Trabalho de um piso único de renda como medida de proteção mundial.
- “Tem efeito inequívoco contra a crise. O Brasil não irá se opor a uma taxa financeira mundial, se isso for um consenso entre os países a favor da ampliação dos investimentos sociais.”.
Para a presidenta, a atual crise também exige medidas para combater a guerra cambial e garantir os compromissos assumidos entre os países na Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio.
- “É conhecido por todos o empenho do Brasil na retomada da Rodada de Doha. Mas é preciso dizer também que a atual crise econômica também provocou problemas cambiais e a ampliação de liquidez que afeta muitos países, como o Brasil. A Conferência da OMC em dezembro deve ser oportunidade para retomar nosso compromisso de Doha, assim como discutir a questão cambial e
as questões de segurança alimentar, incluindo subsídios agrícolas.”

- Com Blog do Planalto

LUMIAR TERÁ SEDE DA APA MACAÉ DE CIMA E NÚCLEO DO PARQUE DOS TRÊS PICOS


A Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) inauguram no sábado, 05 de novembro, às 10h, a sede da Área de Proteção Ambiental Estadual de Macaé de Cima (APA- Macaé de Cima) e o núcleo avançado do Parque Estadual dos Três Picos (PETP). Situadas na Rua Moacir K. Brust, 11 em Lumiar, sede do 5 º distrito do município de Nova Friburgo, as novas estruturas administrativas vão estreitar o contato da população com a área de proteção ambiental e reforçar a fiscalização do parque.
A inauguração contará com as presenças do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc; da presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos; e do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha. O imóvel, com dois andares, tem áreas técnica, administrativa, sala de reunião, biblioteca e sala para a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Friburgo.
O objetivo é integrar as duas unidades de conservação estaduais da área, que têm características diferentes. O Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação de proteção integral, com área de 58 mil hectares, abrange áreas de Cachoeiras de Macacu, onde fica a sede, Teresópolis, Silva Jardim, Nova Friburgo e Guapimirim. A unidade, que não permite moradores em seu interior, protege não somente a biodiversidade da região, mas também mananciais de água potável.
A APA de Macaé de Cima, com 35 mil hectares, abrangendo principalmente áreas da zona rural de Nova Friburgo, é uma unidade de conservação de
desenvolvimento sustentável. Criada em 2001, a APA permite a presença humana com restrições de uso, que visam principalmente à proteção da biodiversidade da região, caracterizada pela floresta ombrófila densa, com espécies endêmicas. A sede vai permitir estreitar o relacionamento da unidade, que já conta com um conselho consultivo, com a população que vive em seus limites.


- Carlos Pinto