segunda-feira, 24 de outubro de 2011

BIOMANTA NAS ENCOSTAS PARA RETER EROSÃO E SEDIMENTOS

A biomanta será utilizada para conter a erosão e impermeabilizar o solo e o produto é ecologicamente correto e atestado pelo INEA
A chuva que caiu na cidade, dia 15 de outubro, e que alagou muitas ruas do Centro da cidade, deixando muita lama ao final, levou a Prefeitura Municipal a procurar a empresa que está realizando as obras de contenção das encostas para saber o que pode ser feito para minimizar esses problemas para a cidade. A informação que obteve é a de que as encostas na Rua Cristina Ziede, em Duas Pedras, atrás do Clube do 50, na Avenida comte Bittencourt e no Tingly serão cobertas com biomanta de fibra de coco e “bermalongas’, dois recursos utilizados pela construtora responsável para reter sedimentos e evitar erosão.
Ao todo, serão utilizados 40 mil m² de biomanta e 4 mil m² de bermalonga. A partir de segunda-feira, 24 de outubro, a construção dos muros de concreto na Rua Cristina Ziede serão iniciados.
Segundo o engenheiro da empresa, Dr. Marcos Vinícius, esse recurso serve como impermeabilizante do solo e o mix de sementes como gramíneas e leguminosas ajudarão a dar sustentação natural. “As vantagens de se utilizar essas duas mantas é que, além de reterem os sedimentos, quebram a velocidade da água das chuvas. Com isso, ajudarão a diminuir os problemas dos sedimentos que escorrem para as ruas e que estão incomodando a população e entupindo bueiros. Elas são ecologicamente corretas e o INEA atesta a sua utilização. Por isso, passaram a ser consideradas como construção verde”, informou.
O visual final dessa obra será discreto, havendo apenas, em termos de concreto, os muros de sustentação da encosta e entre eles surgirá uma paisagem verde. A  empresa responsável pelas mantas, é especialista em bioengenharia de solo, voltada à recuperação de áreas degradadas e controle de processos erosivos.
O Bermalonga, a outra manta que vai por baixo da biomanta (composta com as sementes), é constituído de fibras vegetais desidratadas, que passam por uma prensagem, formando um cilindro flexível e muito resistente. Uma de suas características técnicas é o poder de drenagem. A fibra vegetais retém sedimentos, embora permitam a passagem de água. O Bermalonga pode ser usado parcialmente como dreno profundo. Ele retém umidade e tem grande capacidade de absorvê-la - absorve cerca de cinco vezes o seu peso em água.

- Com Secom-PMNF

Nenhum comentário:

Postar um comentário