quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ECONOMIA SOLIDÁRIA PARA NOVA FRIBURGO


Na quarta-feira, 21, estiveram no gabinete do prefeito em exercício Dermeval Barbosa Moreira Neto, Wagner Montes Filho, subsecretário Estadual de Trabalho, Luana Borba do Nascimento, atual responsável pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine) do Estado do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo, Lauro Grafanassi, chefe de todos os postos Sine no Estado; e Marcos Santos, coordenador do Fórum Estadual dos Secretários de Trabalho.
Durante o encontro, foi confirmada a parceria entre o Sine do Estado do Rio de Janeiro em Nova Friburgo e o Balcão de Empregos da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, por meio da Subsecretaria de Trabalho da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho. Segundo o prefeito, o município disponibilizará um espaço físico e em contrapartida receberá equipamentos para a infraestrutura do local, sendo que a gestão será compartilhada, objetivando oferecer à população serviços com mais agilidade, competência e profissionalismo.
Segundo Wagner Montes Filho, além de um banco de dados para oferta de empregos, a idéia é promover curso de qualificação e acesso a novas tecnologias, para ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.
O secretário de Assistência Social, Carlos Antônio Maduro, explicou as atividades que já são oferecidas às famílias de baixa renda do município.
- "Precisamos dar credibilidade ao Sine e esta parceria é muito importante. Estive em Brasília recentemente e está sendo implantada uma nova versão ao Sistema Mais Emprego, o que significa que o Balcão e o Sine de Nova Friburgo já trabalharão com esta nova versão.", explicando Wagner Filho as ações do conceito de desenvolvimento da Economia Solidária para Nova Friburgo.
O secretário municipal de Comunicação Social, David Massena, lembrou a importância de ações em prol da erradicação do trabalho infantil e citou que parcerias para aumentar as oportunidades dignas de vida merecem atenção do governo municipal.
Wagner Montes Filho lembrou também os primeiros meses após a tragédia, quando escritórios móveis foram deslocados à região serrana para prestar atendimentos às vítimas, como a retirada de novos documentos, entre eles a Carteira de Trabalho.
- "Nova Friburgo é a quarta cidade do Estado em geração de empregos. A tragédia foi a saída para Nova Friburgo disparar. O luto durou três meses; se passasse mais um pouco viraria doença.", comentou o prefeito.
Segundo Carlos Antônio Maduro e a subsecretária municipal de Trabalho, Irany Medeiros, em outubro o novo espaço estará funcionando, na antiga Rodoviária Leopoldina, próximo a Subsecretaria de Trabalho.

- Com Secon-PMNF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário