terça-feira, 25 de outubro de 2011

CASAS, ALUGUEL SOCIAL E DESEMPREGO

A promessa da presidenta Dilma Roussett e do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral de construir 3.480 casas populares aqui, em Nova Friburgo, para atender à população desabrigada e desalojada na tragédia climática de 12 de janeiro é gogó puro. Pelo menos, por enquanto. Ninguém, ninguém mesmo, sabe informar quando as prometidas construções terão início no Oscar Schultz e Trilha do Céu, locais já escolhidos pelos governos estadual e federal.
Detalhe: em fevereiro termina o benefício do aluguel social pago a 2.400 famílias friburguenses que aguardam as prometidas casas populares. E mais: outras 2.200 famílias que também reclamam um teto para morar, até hoje, mais de nove meses após o evento climático, sequer foram enquadradas no programa de auxílio aluguel.

Desemprego

O mês de setembro foi histórico para o estado do Rio de Janeiro no que diz respeito à geração de empregos, batendo a sua melhor marca dos últimos nove anos. Mas segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Cadeg) do Ministério do Trabalho e Renda, Nova Friburgo não teve o que comemorar e na contramão ficou como o município que mais perdeu postos de trabalho no Estado.

Serviços e indústria demitiram

O saldo de setembro foi de 311 postos de trabalho a menos. O setor de serviços (-297) foi o que mais demitiu, seguido da indústria (-95). Apenas o comércio (86 novos postos) teve saldo positivo, ou seja, contratou mais do que demitiu. No saldo do ano, no entanto, Nova Friburgo se mantém com saldo positivo. Em 2011, até setembro, foram gerados 339 novos postos de trabalho em Nova Friburgo.

Sine: novo endereço

O Sine de Nova Friburgo ficará fechado devido a mudança de endereço, reestruturação e treinamento de novos funcionários, retornando à normalização dos serviços a partir da segunda-feira, 31, com novo endereço: Alberto Braune 223, centro de cidade de Nova Friburgo. Nesta semana, os interessados nos serviços do Sine deverão procurar o Ministério do Trabalho, localizado na Rua Francisco Miele, 17. A mudança ocorre devido a acordo firmado entre o secretário do Estado do Rio de Janeiro de Trabalho e Renda, Sergio Zveiter e o prefeito em exercício de Nova Friburgo, Dermeval Barbosa Moreira Neto.

- Com AVS

Nenhum comentário:

Postar um comentário