O novo comendador Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu |
O bancário aposentado e fundador do grupo teatral Gama, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, foi o agraciado de 2011 com a Comenda Barão de Nova Friburgo, a mais alta distinção concedida pela Câmara Municipal de Nova Friburgo. A honraria foi entregue em solenidade que lotou o Teatro Municipal na noite de sábado, 1º de outubro. Comandada pelo presidente da CMNF, vereador Sérgio Xavier (PMDB-RJ), a cerimônia também concedeu 50 títulos de cidadania a diversas personalidades. Além de Sergio Xavier, a mesa que presidiu a sessão solene foi composta pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), vice-diretor do Sanatório Naval, Paulo Arthur Braga Coelho Júnior, e comandante do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, tenente-coronel Luís Emanuel Palência. O grande homenageado da noite, Jaburu, também compôs a mesa e foi aplaudido de pé pelos 11 vereadores presentes à sessão solene.
O senador Marcelo Crivella fez da placa da comenda a Jaburu e recebeu das mãos de Sergio Xavier a medalha alusiva à honraria.
- “Muito obrigado por tudo o que você tem feito por essa cidade.”, disse o presidente da CMNF.
Em seguida, o apresentador Landri Schettini leu a biografia do homenageado, muito aplaudido pelo público presente à cerimônia.
Paulo Arthur Braga Coelho Júnior, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, Sergio Xavier, senador Marcelo Crivella e tenente-coronel Luís Emanuel Palência |
Em seu discurso de agradecimento, Jaburu falou de sua alegria em receber a distinção neste momento de reconstrução por que passa o município.
- “Tenho certeza absoluta de que a felicidade está em vários lugares, mas também está em Nova Friburgo, cidade pujante e forte. Nós voltaremos a sorrir como nos anos 80 e 90, quando éramos exemplo de desenvolvimento e qualidade de vida.”, destacou o homenageado.
Orgulhoso como o mais novo Comendador Barão de Nova Friburgo, Jaburu exibe a honraria que recebeu da CMNF das mãos do senador Marcelo Crivella |
Jaburu recebeu das mãos de Sergio Xavier a medalha alusiva à honraria |
Jaburu também fez questão de citar três nomes fundamentais para o sucesso das ações culturais desenvolvidas pelo Gama: o artista plástico Felga de Moraes, o atual presidente do Gama, Chico Figueiredo, e o jornalista Paulo Carvalho.
Palteia lotou o Teatro Municipal de Nova Friburgo |
A solenidade prosseguiu com a entrega dos títulos de cidadania friburguense a 50 personalidades que atuam em prol do desenvolvimento de Nova Friburgo. Os homenageados são figuras de destaque em diversos segmentos do município, tendo sido indicados pelos 12 vereadores, além dos dois licenciados.
JÚLIO CEZAR SEABRA CAVALCANTI, O JABURU
Natural de Viçosa, Estado de Minas Gerais, Jaburu jogou futebol defendendo o Clube Atlético de Viçosa. Terminou o científico em Araguari onde foi bicampeão do Triângulo Mineiro. De Araguari transferiu-se para Belo Horizonte, onde por um ano e meio permaneceu no Atlético Mineiro. Nesta época conheceu Nova Friburgo, cidade a qual seu pai veio para ser agente da Estação da Leopoldina, e nunca mais se permitiu viver em outro lugar. Aqui jogou futebol no Friburgo Futebol Clube, sendo bicampeão da cidade e campeão Estadual. Jogou basquete na SEF, onde também foi campeão e no ano seguinte vice-campeão pela Fábrica de Rendas Arp. Trabalhou por 30 anos na tesouraria do Banco do Brasil. Em 1964, fundou o grupo de teatro da AABB e em 1966, fundou o Grupo de Arte Movimento e Ação—o GAMA, responsável por mais de 50 montagens teatrais e dezenas de prêmios em festivais em todo Brasil, tendo sido escolhido pelo Conselho de Cultura do Governo Faria Lima uma das três mais importantes instituições culturais do Estado do Rio de Janeiro. À frente do Gama, tem promovido várias ações culturais na cidade como a construção do Circuito Turístico Cultural, no Parque Santa Eliza, que reúne a Praça da Criança, o monumento em homenagem a Guignard e a Caravela de Dom João VI. Destaque também para a entrega dos troféus Guignard e Galdino do Valle.
Por 12 anos consecutivos foi vice-presidente cultural do Nova Friburgo Country Clube, onde deixou uma biblioteca com mais de 8 mil volumes, um acervo de artes plásticas com mais de 300 obras além de recuperar mais de mil fotografias antigas e documentos da família do Barão de Nova Friburgo além de ter participado da idealização do 1º Festival de Inverno.
OS NOVOS CIDADÃOS FRIBURGUENSES
Adhemar José Caetano da Silva
Adilson dos Anjos Vieira
Alexandre Gomes de Andrade
Anderson Caetano Trancozo
Anne Lise Vieira de Freitas Ruiz
Arimateia de Souza Lopes
Carlos Amauri Dantas
Carlos Caetano da Silva
Celso Braz Jones Junior
Derly Mauro Cavalcanti da Silva
Edney Gouvêa Mattoso
Edson Albertassi
Eduardo Larangeira Jácome
Ely Barros
Firmino Eraldo Verly
Francisco Paulo Leandro
Geralda Cruz de Aquino Reis da Silva
Gesseir do Couto Daflon
Gilvan Verbicário Feijó
Glaucius José Braga Leal
Ícaro Moreno Junior
Jerônimo Nunes da Costa
João Paulo Mori
José Luiz Gonçalves da Silva
Juliana Viana Mählmann Muniz Dantas
Leandro Duarte Mathias
Luiz Antônio Dias
Luiz Fernando Faria Leite
Lindbergh Filho
Marcelo Crivella
Marcelo de Araújo Dantas
Marcus Vinícius Brito de Macedo
Mário Roberto Pedroso Valpaços
Mario Wilfart Hermanson
Mônica Araújo
Paulo Sérgio dos Santos
Raniére Rezende Faria
Renato Correa Satyro
Roberto Mendes
Rogério Guimarães Abreu
Rogério Guinancio Emrich
Rosinha Garotinho
Rubem Cesar Fernandes
Sandra Regina Aragão de Barros Queiroz
Sergio Muzi
Sérgio Zveiter
Sidney Moura
Simone Gomes de Souza
Solange Gonçalves Freitas
Túlio Carlos Machado de Souza
AFASTAMENTO ENTRE OS PODERES LEGISLATIVO E EXECUTIVO MUNICIPAIS
A solenidade de entrega da Comenda Barão de Nova Friburgo e Títulos de Cidadania Friburguense, evidenciou, publicamente, o afastamento político entre os chefes do Executivo e do Legislativo municipais. Embora tenha recebido convite para participar do evento no Teatro Municipal de Nova Friburgo, o prefeito em exercício Dermeval Barbosa Moreira Neto (PMDB) não compareceu e não enviou ninguém para representá-lo. Segundo fonte ligada a ele, a ausência do prefeito deve-se ao fato do presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo, Sérgio Xavier, recém-filiado ao PMDB, ter agido da mesma forma em eventos oficiais da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.
Na solenidade de sábado, o único secretário municipal visto no teatro municipal foi o de Ciências e Tecnologia, Igor Pinto, vice-presidente do PT-NF. Ele foi ao evento para prestigiar agraciados de suas relações pessoais e não foi convidado para compor a mesa principal. Nem mesmo autoridades municipais ligadas à cultura, e por laços afetivos ao novo Comendador Barão de Nova Friburgo, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, foram à sessão solene da CMNF. Alguns integrantes do segundo e terceiro escalões da PMNF foram vistos no recinto, mas, assim como Igor Pinto, foram apenas prestigiar amigos particulares e, portanto, sem vínculo oficial.
A relação política entre os chefes do Executivo e Legislativo já foi muito melhor. Antes de se afastar por 10 dias em junho, DBMN fez questão de passar o cargo para Sérgio Xavier, embora só estivesse obrigado a fazê-lo se o período fosse por mais de 15 dias. Nos últimos meses, até cogitou-se de que o prefeito poderia renunciar para que o presidente da CMNF assumisse a PMNF, hipótese revelada publicamente pelos dois, mas não confirmada na prática. De lá para cá, o que se sabe é que o governo municipal, que detinha maioria na CMNF, passou a ter uma bancada minoritária.
A relação política entre os chefes do Executivo e Legislativo já foi muito melhor. Antes de se afastar por 10 dias em junho, DBMN fez questão de passar o cargo para Sérgio Xavier, embora só estivesse obrigado a fazê-lo se o período fosse por mais de 15 dias. Nos últimos meses, até cogitou-se de que o prefeito poderia renunciar para que o presidente da CMNF assumisse a PMNF, hipótese revelada publicamente pelos dois, mas não confirmada na prática. De lá para cá, o que se sabe é que o governo municipal, que detinha maioria na CMNF, passou a ter uma bancada minoritária.
Há cerca de 10 dias, convidado pelo presidente regional do PMDB, o ex-deputado estadual Jorge Picciani, o presidente da CMNF trocou o PP pelo PMDB, mesmo partido de DBMN. O mais curioso é que a notícia do ingresso de Sérgio Xavier foi conhecida por DBMN pela mídia local.
O vereador Cláudio Damião (PT-NF) também não compareceu à solenidade da CMNF à solenidade. Desde que tomou posse, Cláudio Damião não participa e nem indica ninguém para ser homenageado. Declara ainda que não concordar com o custo do evento.
O vereador Edson Flávio (PR-RJ) homenageou a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, com o título de Cidadã Friburguense. Ela não veio receber pessoalmente a homenagem. A ausência foi justificada problemas que Rosinha Garotinho, tem enfrentado novamente com a Justiça Eleitoral.
Chamou a atenção da platéia, o pequeno número de representantes da área cultural e artística para prestigiar o seu mais ilustre personagem, no caso, o Jaburu.
Vários homenageados com o título de cidadania também não compareceram, alguns ainda enviaram representantes à solenidade.
- Com AVS, fotos Carlos Pinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário