terça-feira, 25 de outubro de 2011

PARALISADAS PELA BUROCRACIA, OBRAS DO PAC SERÃO RETOMADAS ESTA SEMANA


- 80% DO SERVIÇO ESTÁ PRONTO

Há três semanas as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Conselheiro Paulino, estão paralisadas. Alguns fatores, todos ligados à burocracia pública, foram os motivadores da suspensão dos serviços executados pela empreiteira Tecnosolo, como: falta de pagamento, readequação de obras, reajuste de preços pactuados previstos em contrato, entre outras situações. Nem tudo, porém, é espinho. Os problemas imediatos foram resolvidos e a empreiteira já está retomando o serviço no canteiro de obras, com a previsão de que o trabalho já esteja normalizado no decorrer desta semana.
Segundo informações, cerca de 80% do serviço contratado já foi executado. Estão previstos nas referidas obras do PAC a canalização do Rio Bengalas e projetos de micro e macrodrenagem, além da construção de uma nova ponte de acesso ao distrito de Conselheiro, esta ainda não iniciada. As obras do PAC foram autorizadas ainda na gestão do presidente Lula em 2008 e iniciadas no ano seguinte. Esta foi a segunda paralisação ocorrida este ano,  a outra havia ocorrido em abril.
O impasse no pagamento à empreiteira foi resolvido há cerca de uma semana pelo governo municipal. Entretanto, a retomada é lenta porque a Tecnosolo optou por desmobilizar parte de seu pessoal e transferir alguns equipamentos para outros canteiros, enquanto a situação não era equacionada.
Por se tratar de uma obra com recursos federais e de maior visibilidade, várias auditorias são realizadas periodicamente pelos órgãos fiscalizadores—como o Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF), entre outros.

- Com AVS



Nenhum comentário:

Postar um comentário