Por orientação do prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto, o secretário Geral de Governo da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, José Ricardo Carvalho de Lima, promoveu uma reunião na segunda-feira, 25 de outubro, no Centro Administrativo César Guinle, com os secretários municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Subsecretaria de Defesa Civil e diretoras de escolas municipais que servirão de Ponto de Apoio para os dias de fortes chuvas na cidade.
A pauta do encontro foi exatamente sobre a atualização dos dados das reais condições de cada uma das 30 escolas, que servirão de local para acolhimento de famílias da região, em caso de chuvas fortes, já a partir de 1º de novembro. As dirigentes tiveram oportunidade de falar sobre os espaços e os diálogos que já vem sendo mantidos com as comunidades.
O subsecretário de Defesa Civil, Ten. Cel. João Paulo Mori, informou que ao todo serão 76 Pontos de Apoio, considerando também as igrejas, galpões e residências colocadas à disposição pelos proprietários. No site da Prefeitura há uma página da Defesa Civil com todas as referências sobre o assunto: - http://novafriburgo.rj.gov.br/governo-e-secretarias/defesa-civil.
Por determinação do Prefeito DBMN, nos Pontos de Apoio haverá assistência básica para receber as famílias, que deverá permanecer no local apenas durante o período de chuva naquele dia. A Secretaria de Saúde disponibilizará um kit calamidade, que foi bastante útil em janeiro, contendo medicamentos para pacientes com diabetes, problemas de pressão, analgésicos, produtos para pequenos curativos e anti-inflamatórios, etc. A Secretaria de Assistência Social disponibilizará colchonetes e manterá o local com água mineral e produtos para um lanche básico: -leite, pó de café, açúcar, biscoitos, considerando que nos locais há cozinha e que poderá ser utilizada em caso de necessidade.
A preocupação do secretário geral é que os Pontos de Apoio estejam municiados para acolher crianças, adultos e idosos, no caso de estes precisarem sair de suas residências. Inicialmente, cada diretora foi orientada a ficar responsável por sua escola e em caso de ter que se ausentar do bairro, ou pelo fato de não residir próximo à escola ou por não se encontrar no município nos fins de semana, terá que escolher uma pessoa da localidade, de sua confiança, para deixar uma cópia da chave do espaço, durante a sua ausência. A recomendação do secretário de Educação, considerando a experiência de janeiro, é que os bens das escolas sejam guardados em um único espaço para possibilitar o mínimo de conforto possível à situação.
Cel Mori comunicou que todas as providências estão sendo tomadas pelo município para tranquilizar a população e lembrou a importância dos responsáveis pelos Pontos de Apoio ser os últimos a entrarem em pânico.
- “O pânico é a nossa maior calamidade.”, reforçou José Ricardo à fala do subsecretário de Defesa Civil.
O Cel. Mori lembra que os Pontos de Apoio foram indicados por lideranças comunitárias, devido à acessibilidade, às condições do espaço físico e à localização. A secretária de Saúde, Jamila Calil, informou que os profissionais que atuam nos Postos de Saúde da Família (PSF) não poderão tirar férias durante o mês de janeiro e que gostaria muito que todas as demais secretarias adotassem o mesmo procedimento. José Ricardo se comprometeu em levar o assunto ao prefeito para análise.
- Com Secom-PMNF
Nenhum comentário:
Postar um comentário