Marcelo Verly e Affonso Monerat |
A tragédia de janeiro afetou fortemente a rede municipal de ensino, inclusive, destruindo total ou parcialmente algumas unidades. Por isso, desde que o Governo Federal enviou R$ 74 milhões para recuperação das escolas afetadas pelas chuvas do início do ano, a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo (SME-PMNF) vem tentando conseguir liberação de parte da verba para poder reconstruir e construir escolas e creches prejudicadas.
Os recursos foram depositados na conta da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) em 11 de maio, ao invés de terem sido depositados na conta da Empresa de Obras Públicas (Emop).
Isso atrasou a movimentação dos recursos, pois, somente no dia 02 de agosto, foi publicada uma resolução conjunta Seeduc-Emop, nº 623, para que os recursos pudessem ser utilizados. Tanto que ainda existem unidades escolares aguardando o fim das obras iniciadas por empreiteiras contratadas pela Emop e que suspenderam os serviços por falta de pagamento.
Agora, a Emop está vistoriando as obras para identificar o que foi feito em cada unidade e, então, realizar o pagamento devido às empresas. Somente após a finalização deste processo, a SME-PMNF poderá providenciar a finalização das obras, pois não era possível iniciar novas obras sem que a Emop fizesse a vistoria.
Além disso, os recursos para construção de novas escolas também não foram liberados até o momento.
Mas todo esse imbróglio burocrático está chegando ao fim. O Subsecretário da Reconstrução da Região Serrana, Affonso Monerat, fez contato com o secretário de Educação, Marcelo Verly, solicitando um levantamento dos terrenos onde há necessidade de construção de novas unidades e esteve pessoalmente na SME-PMNF, na última sexta-feira, 25 de novembro, para conversar com o secretário e levar a documentação que havia solicitado, cujo ofício foi assinado pelo prefeito Sérgio Xavier.
- " Estamos empenhados na construção de novas creches e escolas que visem atender de forma satisfatória diversas localidades friburguenses. Uma educação de qualidade deve ser oferecida em espaços adequados e projetados para esse fim. Por isso conto com o apoio do Affonso. Estamos buscando a liberação de recursos para a construção de novas unidades escolares.'', concluiu Sérgio Xavier.
A Secretaria de Educação pede a liberação de recursos para a reconstrução das unidades Izabel Jovelina Monteiro e José Alves de Macedo, ambas soterradas em janeiro, e para a construção da Maria Inês Bachini e Adezir Almeida Garcia, unidades situadas em Córrego Dantas e foram interditadas pela Defesa Civil.
- Com Secom-PMNF
Nenhum comentário:
Postar um comentário