quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

GOVERNOS ESTADUAL E MUNICIPAL SE UNEM PARA RESOLVER O ALUGUEL SOCIAL

Gilberto de Souza Filho, Maria Célia Vasconcelos Pucu e Josué Ebenézer.
Em recente encontro no Rio de Janeiro, na Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, o Secretário de Assistência Social do município, Josué Ebenézer, pode reabrir as conversações a respeito do aluguel social com o Governo do Estado. Segundo ele, foi um encontro muito positivo, com a subsecretária Executiva, Maria Célia Vasconcelos Pucu, em que participaram também os subsecretários municipais Gilberto de Souza Filho e Lídia Sardenberg de Souza Cohler.
No encontro ficou acertada a resolução da pendência relativa aos kits de móveis que estão na antiga Fábrica Ypú. O impasse estava ocorrendo em função da interpretação equivocada sobre a quem pertenceriam os mesmos. Houve um erro ocasionado pela empresa que ganhou a licitação do Governo do Estado para atender a região serrana. Ela imaginou Nova Friburgo como um pólo distribuidor para a região e enviou todos os kits para a nossa cidade. O secretário, Josué Ebenézer, conversou com o prefeito Sérgio Xavier e foram feitos os ajustes legais necessários para que os móveis fossem liberados.
Segundo o prefeito, Sérgio Xavier, há um empenho no sentido de dar a destinação correta aos móveis que estão guardados na antiga Fábrica Ypú. Serão entregues aos seus verdadeiros donos, as cidades serranas atingidas pelas chuvas de janeiro, a saber: Sumidouro, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis, Areal e Petrópolis. Os 100 primeiros kits, destinados a São José do Vale do Rio Preto já começaram a ser retirados nesta semana.
- "Dessa forma, Nova Friburgo quer cooperar com as cidades vizinhas para que tenham acesso ao que lhes é de direito.", concluiu o prefeito.
Além dos acertos referentes a estes móveis, foi levada a subsecretária Maria Célia a preocupação com relação ao contingente de friburguenses que anseiam por ser contemplados com o aluguel social. Segundo as informações da Secretaria Estadual de Assistência Social, Nova Fribrurgo é o município com o maior número de atendimentos dentre as cidades atingidas pela tragédia de janeiro. Ao todo são 2.660 famílias atendidas pelo programa de aluguel social do Governo Estadual em parceria com o Governo Federal.
No entanto, todos sabemos que há um número grande de reclamações de populares, quanto ao não atendimento nesta área. São mais de 2 mil cadastros de populares reclamando seus direitos de aluguel social. O secretário Josué Ebenézer apresentou esta situação à Secretaria Estadual que está com boa vontade para resolver todos os casos que cumpram os quesitos básicos necessários para atendimento. A subsecretária estadual se comprometeu a enviar uma equipe à Nova Friburgo a fim de se fazer uma força tarefa para regularizar a situação.
Há casos pontuais que o próprio Secretário Municipal está resolvendo. Mas, há situações que estão emperradas, por questões de simples acerto: seja a falta de um documento, ou uma letra incorreta na grafia do nome ou mesmo um número que saiu trocado no registro do documento ou ainda a não abertura da conta corrente na Caixa Econômica Federal. Feitos estes ajustes, novas famílias se credenciarão ao recebimento do aluguel social. A Secretaria de Assistência Social do município está atenta a isto e procurando fazer o melhor para resolver as questões que ainda precisam de acertos.

- Com Secom-PMNF

Nenhum comentário:

Postar um comentário