quinta-feira, 28 de julho de 2011

LANÇADA OFICIALMENTE A 7ª PARADA DO ORGULHO LGBT

Na terça-feira, 26 de julho, no Centro Regional de Referência de Promoção da Cidadania LGBT Hanna Suzart, da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, foi lançada oficialmente a 7ª Parada do Orgulho LGBT de Nova Friburgo. Com a realização prevista para o dia 7 de agosto, o evento terá uma programação variada, com exposição em tendas na Praça Dermeval Barbosa Moreira, das 9h às 18h. Entre os destaques estão a participação da Miss Brasil Gay, Aba Simões, da bateria Treme Terra da Unidos da Saudade e a distribuição de cópias da Lei Municipal 3.892, que proíbe qualquer forma de discriminação a pessoas em razão de sua orientação sexual.
Também haverá oficinas culturais; exposição de Moda; Campanhas na área da Saúde: prevenção das DSTs e AIDs, vacinação de hepatites virais; campanhas de cidadania com participação da Comissão de Direitos Humanos da OAB; campanha estadual do Rio sem Homofobia, em que é esperada a participação da Superintendência Estadual de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos-seas-dh.
De acordo com Silvia Furtado, o movimento LGBT de Nova Friburgo dá um grande passo ao articular parcerias, demonstrar maturidade e responsabilidade. Ano passado, ele criou a comissão organizadora da parada, composta pelo movimento social local, o poder público, representado pelo Centro Regional de Referência LGBT Hanna Suzart, e com a participação da iniciativa privada, através da RR Produções e da ONG GPS Pluralidade Região Serrana. “Apoio que considero fundamental para manter o brilho da Parada”, disse.
A coordenadora do Centro Hanna Suzart, Silvia esclarece que o centro é uma parceria da prefeitura com o governo do estado que veio para orientar e acolher a população LGBT em relação aos seus direitos. É um equipamento que implementa as políticas públicas e compreende uma rede que engloba serviços como assistência social, psicológica e jurídica.
- “Tem de haver um olhar específico para essa população, atendimento de saúde diferenciado. O centro também sensibiliza, promove capacitações e trabalha a inserção”, revela.
Sobre a parada, Sílvia afirma que há sete anos o movimento social se organiza e realiza esse evento que é de visibilidade.
- “Ano passado a população LGBT organizou a comissão para organizar e buscar adesão de empresários. A parada é uma celebração de direitos e conquistas por uma sociedade sem discriminação, sem preconceito. Várias secretarias municipais, o gabinete do prefeito apoiam e ajudam, formam a estrutura da prefeitura como parceiro para a realização. Nessa estrutura estão as secretarias de Turismo, de Assistência Social, de Comunicação Social, a Guarda Municipal, Autran, a Fundação Saúde e o Serviço Público”.
Heder Ferreira, coordenador da comissão organizadora, informou que o planejamento da 7ª Parada teve início em janeiro desse ano e que 34 cidades do Estado se reúnem num planejamento global, sendo que cada umal realiza a sua própria parada, que culminará em Copacabana, no Rio de Janeiro, em novembro, 12.
No dia do lançamento oficial houve a indicação das madrinhas e do padrinho da 7ª Parada LGBT. Segundo Heder, elas foram eleitas pela comunidade. “As madrinhas são símbolos do movimento gay de Nova Friburgo. Ana Paula foi eleita por sua beleza. Marly Pinel porque é uma verdadeira Drag Queem e Eduardinho Rodrigues por ser um grande nome do movimento em Nova Friburgo”, disse.
Eduardinho Rodriguez, por sua vez, considera que a festa é bonita, importante e que o grupo é animado e que ele não abre mão de apoiá-lo. “Adorei, gostei pela gentileza. Lembrarem de mim no meio de tanta gente nova. Acho que cada um é dono de sua vida e cada um faz o que quiser desde que não prejudique ninguém”, afirma Marly ao receber flores.
Ana Paula Magalhães, que é madrinha da bateria da Unidos da Saudade, disse que ficou feliz porque é a primeira vez que participa. Para ela, tem que se divulgar: “luto pela causa deles, vou com o maior prazer. Não tenho nada contra, sou simpatizante, eles tem que lutar pela causa”.
A Lei municipal 3.892, sancionada pelo prefeito Dermeval Neto em 7 de janeiro de 2011, é uma reivindicação desde a primeira parada, em 2005. Ela proibida discriminação por orientação sexual. Nessa parada serão distribuídas cópias da lei.

- Com Secom-PMNF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário