quinta-feira, 28 de julho de 2011

PMNF E UFRJ FIRMAM PARCERIA PARA ORGANIZAR SEMINÁRIO

Paulo Cesar Benetti, Ana Inês Sousa e David Massena
A reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro esteve em Nova Friburgo na quarta-feira, 27, para encontro com secretários municipais, tendo como objetivo firmar mais uma parceria com o governo e articular à realização de um seminário envolvendo diversas áreas, com foco no lado positivo de cada cidadão e/ou grupo que atua na nova construção da cidade.
A superintendente Acadêmica de Extensão da UFRJ, Ana Inês Sousa, informou que desde o ocorrido no início do ano que a universidade vem disponibilizando alunos para atuar em diversas frentes, inclusive ouvindo as primeiras demandas da comunidade e auxiliando em serviços nas áreas de Serviço Social e Geociência, por exemplo. No momento, há 22 projetos aprovados para a região serrana, sendo cerca de dez com foco em Nova Friburgo, uma vez que a UFRJ vem trabalhando também nos municípios de Petrópolis e Teresópolis.
Os secretários de Comunicação Social, David Massena, e de Pró-Leitura, Álvaro Ottoni, e representantes da Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho, e Esportes, ajudaram a equipe presente da UFRJ a entender o atual momento em que a cidade se encontra, assim como norteá-los sobre as principais demandas.
 O reitor da universidade, Paulo Cesar Benetti, solicitou o empenho de todos para que um seminário aconteça em Nova Friburgo, momento em que será explanado todo o trabalho feito, até então, pelos universitários e professores da universidade, assim como organizadas as próximas ações efetivas para a cidade.
Álvaro Ottoni sugeriu que o seminário fosse feito em setembro, em função do planejamento de sua secretaria para a realização da Semana da Leitura, quando deverão acontecer atividades não só em praças públicas, mas em escolas municipais. David Massena informou que só há um abrigo, no bairro Olaria, e que em breve as famílias terão seu novo lar, e mobiliado, o que não eliminará, infelizmente, o quadro de vulnerabilidade das pessoas, e que as ações do Serviço Social da UFRJ continuarão sendo de fundamental importância. "O sentimento de desabrigo ainda permanecerá.", destacou David.

Equipe técnica em ação

A professora de Serviço Social da UFRJ, Rosana Morgado, falou sobre a necessidade da continuidade dos atendimentos, que levam às demandas e encaminhamentos, considerando situações como o uso e abuso de álcool, por exemplo, e as considerações do secretário David.
 O professor Gonçalo Guimarães, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, explicou sobre a possibilidade de construir um novo território aproveitando as oportunidades da própria comunidade, ou demanda do município, para organizar frentes de trabalho em forma de cooperativa.
- "O cidadão deixa de ser vítima e passa a ser protagonista. Dentro de plano de reconstituição é possível formar organizações e abrir empresas de cooperação", ressaltou Gonçalo, informando que há um levantamento de dados do próprio Ministério do Trabalho que pode auxiliar nos projetos da incubadora.
A friburguense Kátia Mansur, que faz parte do grupo da UFRJ pelo Instituto de Geociências, informou que vários alunos ainda estão em campo levantando dados sobre o que aconteceu e o que pode vir a acontecer em terras friburguenses, e que um dos projetos da UFRJ é a realizações do seminário para que esses estudos e dados possam ser disponibilizados à população, por intermédio, preferencialmente, dos professores das escolas do município.
 Foi neste sentido que o secretário de Comunicação se colocou à disposição da reitoria da UFRJ para colocá-los em contato com as respectivas secretarias envolvidas na realização do evento, previsto para acontecer na segunda semana de setembro, após o feriado nacional.
O reitor Paulo Cesar Benetti sugeriu que durante o seminário fosse assinado um Termo de Compromisso entre a UFRJ e o Prefeitura de Nova Friburgo para que os projetos possam alcançar os objetivos desejados. Entre os projetos estão: Organização de Sala de Situação em Saúde; Farmácia Universitária - contribuição para melhora da assistência farmacêutica; Incubação e desenvolvimento local; Produção, apresentação e circulação de oficinas e espetáculos da Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ; Feira Agroecológica: uma experiência de integração da universidade e agricultores familiares; Capacitação de recursos humanos para o atendimento de saúde em situação de desastre: uma contribuição da enfermagem; Construindo um processo de escolhas mesmo quando escolher não é um verbo disponível; Oficinas de escrita e interpretação; Projeto Recon-Serra: rede de difusão da informação e geração de conhecimento da região serrana; Educar para preservar: exercício de cidadania; e Laboratório Interdisciplinar Educação para o autocuidado em portadores de Diabetes, Mellintus, Aids, Neoplasias e em Geriatria.

- Com Secom-PMNF

Nenhum comentário:

Postar um comentário