Sérgio Cabral |
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB-RJ), determinou a interrupção, por tempo indeterminado, do serviço de bondes em Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro, depois do acidente que matou cinco pessoas e feriu mais de 50 no último sábado, 27 de agosto. Por meio de nota divulgada na noite deste domingo, 28 de agosto, Sergio Cabral também determinou que a Secretaria Estadual de Transportes “conduza um plano de modernização dos bondes”.
Na segunda-feira, 29 de agosto, o Sindicato dos Ferroviários informou que vai criar uma comissão para acompanhar as perícias do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e do Crea-RJ, que vão apontar as causas do acidente com o bonde em Santa Teresa. Durante uma assembléia realizada na segunda-feira, 29 de agosto, foi apontada uma série de problemas na operação dos bondes que, segundo os sindicalistas, tem uma média de dois mil passageiros por dia, chegando até quatro mil no período de férias.
Segundo nota oficial do governador Sérgio Cabral, a Secretaria de Transportes tem atenção e preocupação constantes com os bondes de Santa Teresa. O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio (Crea-RJ) fez uma vistoria e detectou problemas no freio, que podem ter ocasionado o descarrilamento do veículo.
Novo acidente com bonde de Santa Teresa matou cinco pessoas e feriu mais de 50 |
O bonde de Santa Teresa é um tradicional veículo sobre trilhos, muito usado por turistas e moradores do bairro, que liga a parte baixa do centro da cidade à região de Santa Teresa, chamado de morro do Corcovado.
Nota oficial
O governador Sérgio Cabral lamenta profundamente o acidente ocorrido com o bonde de Santa Teresa, que vitimou fatalmente cinco pessoas e deixou feridos. O governador se solidariza com as famílias das vítimas, que estão tendo toda a assistência do Estado do Rio de Janeiro. O Estado se manifestou logo após o acidente por meio da Secretaria de Transportes. O governador destaca ainda que: A atenção e a preocupação do Estado com os bondes – ação delegada à responsabilidade direta da Secretaria de Transportes – são constantes. O governador determinou que o transporte por bondes no bairro fique interrompido e que a Secretaria de Transportes conduza um plano de modernização dos bondes. . Às demais questões técnicas mencionadas, cabem respostas técnicas da Secretaria de Transportes. O governador aguarda o resultado da perícia e informa que as providências cabíveis serão tomadas, conforme o laudo final.”
- Com agencias de notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário