sábado, 29 de outubro de 2011

DEFESA CIVIL GARANTE QUE ATENDERÁ ÁREAS DE RISCO

João Paulo Mori, Hudson Miranda, Robson Teixeira e Robson Breder
O secretário municipal de Ordem Urbana, Hudson Miranda, o coordenador e o subcoordenador de Defesa Civil, João Paulo Mori e Robson Teixeira, respectivamente, e o advogado Robson Oliveira Breder, da Procuradoria, concederam entrevista coletiva na tarde de quinta-feira, 27, na Prefeitura, para afiançar que todas as providências impostas pelo Ministério Público (MP) estão sendo atendidas, embora não no prazo determinado. De acordo com Hudson, o que cabe à Defesa Civil municipal está sendo providenciado e o questionamento do MP foi feito em razão do trabalho da própria Defesa Civil que, segundo ele, está bastante avançado.
Há dificuldades em relação às mensagens por SMS devido a problemas das operadoras, mas os contatos se sucedem visando uma solução. Os pontos de apoio—que não devem ser confundidos com abrigos—também são uma iniciativa da Defesa Civil e o abastecimento, com água, papel e alimentos, entre outros artigos, estão sendo providenciados pela Secretaria de Assistência Social. Já as visitas domiciliares nas áreas de risco estão sendo feitas com apresentação de um formulário com as devidas orientações. “São entre 25 mil e 30 mil pessoas nas áreas de risco e não há condições de que todos sejam atendidos no prazo determinado pelo MP. Mas vamos atender a todos”, garante Hudson.
O secretário comentou ainda que, além das mensagens por SMS, a Defesa Civil também usará carros de som para prevenir as comunidades em áreas de risco quando da ocorrência de chuvas fortes. Além disso, já está na internet o mapeamento dessas áreas e os respectivos pontos de apoio. A contratação de mais engenheiros e geólogos está esbarrando na disponibilidade de profissionais. Por outro lado, a Defesa Civil está tendo o apoio do quadro técnico do Departamento de Recursos Minerais (DRM), do governo estadual.
Na reunião de segunda-feira, do Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo (Codenf), na sede da Firjan Regional, será definida a forma de contato da Secretaria de Comunicação Social com a imprensa para avisos sobre ocorrência de chuvas fortes.
- “Nós estamos fazendo o melhor”, enfatizou Hudson, frisando o objetivo de salvar vidas. Junto com Mori, o secretário salientou que as palestras nas comunidades continuarão e se mostraram satisfeitos com a boa afluência de público nas que foram realizadas até agora.
Em relação às penas impostas pelo MP, o advogado Robson Breder informou que tanto o prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto quanto o próprio município recorreram com agravo de instrumento ao próprio MP, apresentando suas contestações.
Nas respostas às perguntas dos jornalistas ainda foram abordados assuntos como informações já disponíveis na internet, dez sirenes já instaladas em áreas de risco, calendário de treinamento dos servidores públicos municipais e o papel fundamental da imprensa para orientação da população, a fim de evitar boatos, pânico e transtornos.

- Com AVS

Nenhum comentário:

Postar um comentário