quinta-feira, 27 de outubro de 2011

NOVA FRIBURGO VAI CRIAR A 1ª ESCOLA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO AMBIENTAL DO PAÍS


A Prefeitura de Nova Friburgo está instituindo a primeira Escola de Políticas Públicas e Gestão Ambiental (EPGea) do país. E não havia lugar mais apropriado do que Nova Friburgo – o município mais afetado pelas catástrofes ambientais da Região Serrana fluminense – para o principal desafio da escola: recuperar e planejar cidades sob a ótica do desenvolvimento sustentável.
Por essa razão, a escola de governo em gestão ambiental nasce com o objetivo de tornar-se referência no contexto do ensino e da pesquisa sobre transformações climáticas, emergência ambiental e impactos sócio-ambientais derivados de projetos de industrialização, três pilares do conhecimento que são importantes ao planejamento do futuro das cidades.
Além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Agenda 21 Local também participa da administração da EPGea. Segundo o coordenador do Fórum da Agenda 21 de Nova Friburgo, Paulo Roberto, o Fórum Local foi chamado pela visibilidade no tema.
- “Fomos chamados para integrar o conselho consultivo da escola porque somos referência sobre o assunto em Nova Friburgo. Além disso, é interesse da EPGea que a Agenda 21 de Nova Friburgo atue como elo entre a escola e os outros municípios do projeto Agenda 21 Comperj.”.
A proposta é que o custo dos cursos da EPGea seja minimizado através de parceria com as prefeituras interessadas em levar o ensino até seu município. No momento, a administração da Escola de Políticas Públicas e Gestão Ambiental está estudando as demandas locais para estruturar a grade dos cursos. Ainda não há previsão do início das aulas, mas os núcleos de estudo já estão definidos:


- Iniciação Ambiental – cursos destinados a preparar servidores, comissionados ou terceirizados para a importância da gestão pública ambiental e aspectos gerais de transversalidades, conhecimentos gerais, ética e cidadania, associados aos planos e ações de governo, com foco na perspectiva de desenvolvimento sustentável;
- Melhoria na Administração – cursos de capacitação e treinamento específicos dispostos em calendário anual para atender a demanda das diversas áreas de governo, integrando aspectos estratégicos da formação ambiental aos recursos de melhoria, racionalização e difusão das práticas de gestão ambiental;
- Desenvolvimento Gerencial – cursos avançados destinados a capacitar lideranças e permitir o acesso a novas tecnologias de gestão ambiental, sustentabilidade, e empreendedorismo ambiental. Objetivam aperfeiçoar sistemas de gestão que demandam uma perspectiva ambiental.
- Programas de Capacitação Social – ação de capacitação e difusão de conhecimento mediante a implementação de seminários, palestras, workshops, oficinas e distribuição de manuais ou material publicitário para a sociedade civil (Educação Ambiental, Prevenção Construtiva, Habitar Ambiental, Educação Fiscal, Saúde Pública, reciclagem, etc.), elegendo como público alvo organizações, governos, lideranças e cidadãos;
- Emergência Ambiental – Núcleo especial destinado ao desenvolvimento de programas destinados a treinar lideranças comunitárias, voluntários, ONGs, e a população como um todo, oferecendo suporte às iniciativas organizadas de prevenção e monitoramento das mudanças climáticas locais e suporte aos planos setoriais de segurança ambiental.

- Com Agenda 21 Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário