terça-feira, 25 de outubro de 2011

VENDA DE VOTOS: ALGUÉM JÁ VIU?

Divulgado pela ONG Transparência Brasil, uma pesquisa realizada pelo Ibope constatou que 3% dos eleitores são assediados para vender seu voto. Entre os benefícios oferecidos estão dinheiro (56%), seguido de bens materiais (30%) e favores na administração. Segundo o levantamento, as causas que levam um político a comprar votos são óbvias: São pessoas despreparadas para a liderança popular, perdedoras em suas atividades, sem perspectiva de sucesso, contudo, com poder de persuasão suficiente para convencer os pobres e miseráveis a elegê-los sobre argumentos mágicos e milagrosos, de promessas impossíveis de serem cumpridas e acenos de vantagens como emprego, dinheiro e até dentaduras. Por que isso é vantajoso para um político? Ele sabe que onde não há cultura e educação, liberdades individuais poderão, facilmente, serem destruídas por interesses de grupos organizados.
Nessas regiões, conceitos morais são facilmente trocados por objetivos obscuros, porém embalados por nobres palavras. O problema fica claro, uma vez sendo eleitos sem terem tido uma base cultural ética, desandam a fazer conchavos, mutretas e corrupções com o objetivo de enriquecimento ilícito e, com dinheiro, se autoperpetuam no poder, levando consigo toda sua prole. Passam a maior parte do tempo votando leis e medidas internas, que dizem respeito apenas aos seus interesses, gastam energias em conversas de gabinete cooptando maiores aliados e jogando para o povo sucessivas CPIs que mais parecem programas de auditórios.
Quando resolvem votar alguma lei para o país vemos algumas pérolas como não falar no celular no trânsito nem com viva-voz (distraem a atenção) como se escutar CDs e ouvir rádio não distraísse. Podemos também lembrar da lei de desarmamento, como se os bandidos fossem integrar suas armas ou o famoso Kit de Primeiros-Socorros que fomos obrigados a comprar rendendo milhões para o governo que não dava nem para tirar esmalte da unha, e ao qual hoje não ouvimos mais falar e que nem mais é obrigatório, como outras raridades cósmicas. Aliás, são muito competentes para promover o milagre brasileiro que é transformar um país com vocação para riqueza num país onde 85% dos cidadãos são pobres, sendo que desse percentual uma porcentagem considerável ainda vive abaixo da linha de pobreza.
Por que os políticos, que são cidadãos como nós, além dos polpudos salários ganham ajuda de custo em diárias sem necessidade de comprovação de despesas, imóveis funcionais com energia elétrica, serviçais, manutenção mobiliária, água, telefone, carro funcional com motorista, combustível e passagens de aéreas pegas pelo nosso trabalho? Toda essa economia poderia ser transferida para remunerar melhor os professores e médicos, os únicos capazes de oferecer saúde e educação de qualidade ao povo. Por que os políticos trabalham em média três dias por semana sem contar as faltas frequentes e ainda se aposentam com oito anos de serviço?
O objetivo dessa publicação na AVS é perguntar para você, leitor, até quando seremos tratados dessa maneira? Infelizmente, segundo Celso Bravo no caderno de Opinião do Globo, o grau de politização da sociedade é baixo e, por muito menos, já deveríamos estar nas ruas protestando, e o pior, é que todos os parlamentares sabem disso.

- Por Alessandro Lo-Bianco -AVS

Nenhum comentário:

Postar um comentário