segunda-feira, 21 de novembro de 2011

OFICINA DE FORMAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DE NOVA FRIBURGO SOBRE REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES

Carlos Pinto

Equipe da Care Brasil realizou no Hotel Vila Verde, dia 19 de novembro na cidade de Nova Friburgo oficina de Oficina de formação para Funcionários Públicos de Nova Friburgo sobre Redução de Riscos de Desastres 
A indicação dos funcionários p participantes foi uma indicação do coordenador da Defesa Civil de Nova Friburgo, Coronel João Paulo Mori.
Vários depoimentos dos presentes de ações realizadas e experiências vivenciadas deixaram a convicção de que a região não estava preparada e ainda está despreparada para enfrentar catástrofes em todos os níveis. Ficou evidente que a falta de comunicação entre os órgãos dos governos, ONGs e a população foi apontado como uma grande problema a ser resolvido. Existe a necessidade da população falar sobre tudo que aconteceu, exporem seus problemas e terem a possibilidade de dividirem suas experiências e da resolução das soluções.

Realização da oficina
Liderança da Cruz Vermelha destacaram a necessidade da população entender a percepção dos riscos e a preparação com os formadores de opinião sobre a Redução de Riscos de Desastres e a mobilização para a criação de estratégias de fortalecer as comunidades sobre o enfrentamento de seus problemas e acesso a informações assim como respeitar as diferenças existentes entre as diversas comunidades.

Participantes da oficina
 
Ao final ficou decidido a elaboração de documento completo sobre os resultados da oficina e envio para conhecimento ao governo do município de Nova Friburgo.

Doação de máquinas de costura

Para incentivar o espírito empreendedor e renovar a cadeia produtiva na cidade, a ONG Care Brasil continua a atuar em Nova Friburgo. Na manhã de sexta-feira fez a doação de vales para aquisição de máquinas de costuras a mulheres que tiveram prejuízos durante a tragédia de janeiro. A iniciativa faz parte do Projeto Somando Forças com a Região Serrana.
A Care Brasil fez na manhã de sexta uma doação de 38 máquinas de costura para as vítimas da tragédia de janeiro. Esses instrumentos de trabalho têm o valor de mil e cem reais e os beneficiários podem receber até 10% de troco em dinheiro. Na ocasião, cupons simbólicos foram entregues. A coordenadora da ONG explica a importância dessa ação.
A escolha dos beneficiados se deu através de um processo participativo de seleção, liderado pelas próprias comunidades dos bairros atingidos. Até hoje 154 mil reais foram depositados na economia da cidade através dessa ação. O prefeito interino estava presente na doação e incentiva esse tipo de atitude.
Sérgio mora na localidade conhecida como Prainha, uma das mais afetadas durante a tragédia. Em janeiro, perdeu a filha de 13 anos, além de todo o material de trabalho. Hoje dá a volta por cima e conta como vai ser daqui pra frente.

- Carlos Pinto


Nenhum comentário:

Postar um comentário