sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

ÁGUAS DE NOVA FRIBURGO MANTÉM ABASTECIMENTO NO MUNICÍPIO APESAR DOS ALTOS ÍNDICES PLUVIOMÉTRICOS


Nova Friburgo enfrentou mais chuvas no fim de semana passado, dias 17 e 18. Segundo dados do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em diversos pontos da cidade foram registrados índices superiores a 100 mm de chuvas num período de 120 horas. O município, segundo informações da Defesa Civil, entrou em estado de alerta no sábado, quando o Rio Córrego Dantas chegou a transbordar no bairro de mesmo nome.
Nesses períodos de chuva intensa são comuns notícias de que as estações de tratamento de água (ETAs) tiveram seu funcionamento interrompido devido à alta turbidez da água. Isto ocorre porque a Portaria nº. 518/04, do Ministério da Saúde, estabelece os padrões de potabilidade da água distribuída, e desta forma, a Concessionária Águas de Nova Friburgo é fiscalizada sistematicamente.
Sendo assim, sempre que os índices de turbidez ultrapassam o máximo permitido pela portaria, a estação interrompe o tratamento até que haja uma melhora na condição da água bruta e, durante essa paralisação, moradores de algumas localidades sentem os reflexos no abastecimento. No entanto, nos últimos dias, a concessionária conseguiu manter o abastecimento, apesar da paralisação de algumas ETAs, tendo havido casos pontuais de desabastecimento apenas nas localidades de Amparo, São Pedro da Serra e Lumiar.

As ETAs de Lumiar e São Pedro da Serra
 
Cabe ressaltar que os moradores dos distritos São Pedro da Serra e Lumiar vêm enfrentando uma situação atípica. A catástrofe de janeiro deste ano alterou drasticamente a condição dos mananciais, que, uma vez degradados, acarretam níveis cada vez mais altos de turbidez, o que, em determinadas situações, impossibilita o tratamento da água bruta.
Para amenizar este problema a Águas de Nova Friburgo vem trabalhando na construção de reservatórios nestas localidades, com 500 e 300 mil litros respectivamente. Os reservatórios possuem autonomia de manter o abastecimento por até 24 horas em momentos de paralisação das ETAs.
Além disso, como a condição atual da água bruta pode ocasionar paralisações superiores a 24 horas, no próximo ano a Águas de Nova Friburgo executará obras de unidades adicionais de tratamento às ETAs existentes, adequando-as à situação atual dos mananciais e minimizando os problemas pontuais de desabastecimento nos dois distritos.

- Com AVS

Nenhum comentário:

Postar um comentário