sábado, 17 de dezembro de 2011

OPERAÇÃO GÊNESIS DA POLÍCIA CIVIL: TRÊS AINDA ESTÃO FORAGIDOS


EM UM DIA DE VARREDURA CONTRA O TRÁFICO, 11 MANDADOS DE PRISÃO FORAM CUMPRIDOS. POLÍCIA DIVULGA RELAÇÃO DOS PRESOS.

A operação Gênesis desencadeada pela 151ª DP e a 7ª Divisão Regional de Polícia do Interior (DRPI) na última quinta-feira, 15 de dezembro —c om apoio de policiais do Grupo de Apoio à Promotoria (GAP) do Ministério Público e do 11º BPM — para desarticular quadrilhas acusadas de distribuir drogas em Nova Friburgo, cumpriu 11 dos 14 mandados de prisão expedidos pela Vara Criminal do município. Sete pessoas, entre elas quatro mulheres, foram presas após quase um dia inteiro de incursões em diversos bairros. Os delegados da 151ª DP, Flávio Narcizo, e da 7ª DRPI, Celso Couto, que comandaram as incursões, consideraram a operação positiva. Segundo eles, as prisões foram resultados de pelo menos cinco meses de investigações e escutas telefônicas realizadas pela polícia com autorização da Justiça.
A operação mobilizou todos os policiais civis da 151ª DP e também da 7ª DRPI, além de policiais militares e da Agência de Inteligência (P2) do 11º BPM. Três acusados ainda estavam foragidos, e continuam sendo procurados. Outros quatro acusados e que tiveram também mandados de prisão expedidos pelo juiz Gustavo Henrique do Nascimento Silva já estavam presos no Rio de Janeiro e, segundo as investigações, coordenavam a ação do tráfico em Nova Friburgo de dentro da cadeia. Além dos presos, capturados, os policiais recolheram ao todo 13 telefones celulares, um computador e cadernos de anotações com dados sobre a contabilidade do tráfico com a relação de “clientes” devedores e encomendas de drogas, três tablets também com dados do tráfico, um radiotransmissor e ainda R$ 1.240. Nenhuma droga foi apreendida com os presos, todos transferidos para unidades carcerárias da Polinter no Rio de Janeiro ainda na noite de quinta-feira.
O delegado Flávio Narcizo surpreendeu-se com a quantidade de mulheres envolvidas no gerenciamento do tráfico em Nova Friburgo. Para ele, uma estratégia do crime organizado para não despertar suspeitas da ação criminosa nas comunidades e na própria polícia. Ainda de acordo com as investigações, algumas dessas mulheres eram incumbidas de viajar a favelas do Rio de Janeiro e realizar o transporte de drogas para Nova Friburgo em quantidades menores. Com a operação Gênesis a polícia acredita ter desarticulado o tráfico no município com a retirada de circulação de “cabeças” da atividade ilícita, principalmente em loteamentos como o Alto do Floresta, o Morro do Dedé, e Jardim Califórnia, no distrito de Conselheiro Paulino e os bairros Alto de Olaria, Cordoeira e Rui Sanglard.
Os presos em Nova Friburgo na operação Gênesis são: Edson Gonçalves da Silva, o Gapão, 24 anos; Anderson da Silva Svoboda, o Dedê, 21 anos; Wallace Gomes Soares, 24 anos, e as mulheres Telma Brito de Oliveira, 42 anos; Camila Câmara da Silva, 26 anos; Rejane Mendes Alves, a Tia, 28 anos, e Jéssica da Silva Zebende, 20 anos. As identidades dos outros quatro acusados que já estavam presos em presídios cariocas não foram divulgadas.

- Com AVS

Nenhum comentário:

Postar um comentário