sábado, 17 de dezembro de 2011

EMOP VISTORIA TERRENOS PARA CONSTRUÇÃO DE UNIDADES ESCOLARES

Técnicos da Emop, o subsecretário de reconstrução da Região Serrena, Afonso Monnerat, o secretário de Educação, Marcelo Verly, e o arquiteto da Secretaria Municipal de Educação, Fernando César Rodrigues.
 
Técnicos da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) estiveram em Nova Friburgo nesta quarta-feira, 14 de dezembro, para conhecer os terrenos indicados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para construção de unidades educacionais que foram destruídas ou interditadas pela Defesa Civil após a tragédia de janeiro. A vinda dos técnicos foi articulada pelo subsecretário de reconstrução da Região Serrena, Affonso Monnerat, atendendo a pedido do prefeito Sérgio Xavier ao governador do Estado, Sérgio Cabral. Monnerat acompanhou a vistoria junto com o secretário de Educação, Marcelo Verly, e o arquiteto da secretaria, Fernando César Rodrigues.
A vistoria começou no bairro Ruy Sanglard, distrito de Conselheiro Paulino, onde a creche Isabel Jovelina Monteiro foi parcialmente soterrada em janeiro. A construção de novas unidades para assistir as crianças e jovens é um compromisso do prefeito. “A nossa proposta é construir unidades que irão atender de forma satisfatória todos os bairros e distritos de Nova Friburgo. Sabemos o quanto é importante para os moradores do bairro Ruy Sanglard uma nova creche em terreno próximo à antiga para poder atender aos anseios da comunidade que vem pedindo que a nova unidade não fique distante da que foi soterrada. E assim estamos empenhados”, concluiu o prefeito. Na visita, os técnicos propuseram que a construção seja ao lado da quadra esportiva que existe no local e já pertence ao município.
Em seguida, o grupo visitou o terreno para construção de um Centro de Educação Integrada (Ceinf) no Córrego Dantas que abrigaria a escola Adezir Almeida Garcia e a creche Maria Inês Bachini, ambas interditadas pela Defesa Civil e que, atualmente, funcionam em imóvel alugado. O térreo pretendido fica às margens da estrada Friburgo-Teresópolis, no trecho urbano da via.
O último terreno visitado foi na Fazenda Rio Grande, Conquista, onde a escola José Alves de Macedo foi parcialmente destruída, mas que não pode ser refeita no mesmo local em função de um barranco atrás da construção que pode vir a ceder novamente. O terreno para a nova construção fica em frente à antiga sede.
Os técnicos da Emop solicitaram informações que já foram encaminhadas pelo arquiteto da SME e, segundo Affonso Monerat, os técnicos do Departamento de Recursos Minerais (DRM), Serviço Geológico do Estado, avaliarão as condições dos terrenos. Havendo liberação por parte do DRM e Emop, os procedimentos serão deslanchados para a construção das novas unidades que já possuem projeto preliminar elaborado pelo arquiteto Fernando Rodrigues.

- Com AVS

Nenhum comentário:

Postar um comentário