sábado, 30 de julho de 2011

ESPAÇOS PÚBLICOS SERÃO REVITALIZADOS EM NOVA FRIBURGO


Dermeval Barbosa Moreira Neto, José Carlos da Motta, André Luiz Santos e Hudson de Aguiar Miranda
 
Comerciantes da Rua Portugal e da Praça do Suspiro estiveram reunidos com o secretário municipal de Turismo, José Carlos da Motta, e com o subsecretário de Ordem Urbana, André Luiz Santos, nessa sexta-feira, 22 de julho, na Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, para conhecerem os projetos de reurbanização dos espaços públicos onde estão instalados. Essa iniciativa foi autorizada pelo prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto, que pretende revitalizar vários espaços públicos de Nova Friburgo, no aspecto paisagístico e urbanístico, de olho no turismo e no bem estar do cidadão friburguense.
Para Wilson Elias Sader, da Pizzaria Califórnia, que fica localizada na Rua Portugal, -- “A ideia da Prefeitura é muito boa, pois trará valorização ao local, trará modernização em relação à posição das mesas e a padronização delas. Vai ser bom para todos”.
Conforme foi apresentado na reunião, o primeiro passo do projeto será, justamente, padronizar as mesas, instalar toldos, como em toda a extensão da Rua Portugal, e ombrelones na Praça do Suspiro. Também são previstas instalação de arranjos de plantas, postes de luz e, futuramente, padronização de pisos. Tudo para criar ambientes agradáveis e hospitaleiros para os friburguenses e turistas.
De acordo com o subsecretário de Ordem Urbana, André Luiz Santos, a utilização das calçadas e praças não está prevista no Código de Postura, apenas a Lei de Uso do Solo.
- “Essa discussão é antiga e precisamos dar uma solução que passa pela padronização na maneira da utilização desses espaços públicos, que tipo de equipamentos devem ser utilizados, enfim, fazer uma releitura na cidade inteira que proporcione benefício para o turismo e o nosso dia a dia. Muitas das vezes não se tem lugar para a pessoa transitar porque existem mesas em locais de circulação. Vamos arrumar isso”.  
Tanto o Projeto de Ordenação dos Espaços Públicos da Praça do Suspiro, quanto o Projeto de Reabilitação do Centro de Nova Friburgo – Rua Portugal serão realizados em parceria com a iniciativa privada, com investimentos por parte dos comerciantes na execução das obras e aquisição dos equipamentos. A contrapartida da PMNF estará restrita à cessão dos projetos e da utilização dos espaços. A próxima reunião foi agendada para o dia 02 de agosto. De acordo com André Luis Santos outros espaços serão revisados, como no Cônego e na Rua Monte Líbano, além de qualquer outro local em que bares e restaurantes utilizem de forma indevida essas áreas públicas.

- Com Secom PMNF

Nenhum comentário:

Postar um comentário