O preço não é o atributo mais importante para a fidelização da consumidora brasileira, segundo revelou a pesquisa “Mulheres do Amanhã” realizada pela Nielsen, empresa especializada em informação e pesquisa de mercado.
De acordo com o estudo, para as brasileiras, o ponto número um de lealdade a uma marca é a qualidade, seguida pela confiança. O preço, apesar de ter uma grande influência nas decisões de compras para a maioria das categorias, é citado em terceiro lugar.
Segundo o diretor de atendimento da Nielsen, Olegário Araújo, o fenômeno explica-se, entre outras coisas, pelo fato do preço ser um elemento racional de fidelização. Contudo, com a melhora da renda da população, elementos não racionais, como conveniência, bem-estar e sofisticação passam a ser mais importantes.
- “O consumidor não deixou de querer economizar. Contudo, na medida que a pessoa tem uma melhoria de renda, ela passa a olhar outros atributos”, diz Araújo.
Confiança
No que diz respeito à confiança feminina em uma marca, o estudo da Nielsen mostra que a recomendação de conhecidos é a fonte de propaganda mais confiável entre as mulheres, sendo esta uma característica não só das brasileiras, como das consumidoras dos países emergentes (82%), com os websites de marcas ficando em segundo lugar (60%).
A Nielsen apurou ainda que, nos países emergentes, a televisão é o meio preferido das mulheres conhecerem novos produtos (54%), contra 11% para o boca-a-boca e 7% para revistas. No Brasil, a internet aparece em segundo lugar, seguida pelo boca-a-boca.
A Nielsen entrevistou 6.500 mulheres, em 21 países da região Ásia-Pacífico, Europa, América Latina, África e América do Norte.
- Com InfoMoney
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