sexta-feira, 16 de setembro de 2011

RUA FRANCISCO ELLER – ANOS DE POEIRA e LAMA

Rua Francisco Eller, área urbana de São Pedro da Serra, vila sede do 7º distrito do município de Nova Friburgo
É incrível, mas isso é recorrente. Entra governo saí governo, alterna Secretário de Obras e administradores regional e a Rua Francisco Eller em São Pedro da Serra, vila sede do 7º distrito sofre do mesmo tratamento à décadas. O custo da ‘manutenção’ que a PMNF dispensa a essa rua é verdadeiro um caso de má gestão de recursos públicos, incompetência técnica administrativa e crime ambiental.
A Rua Francisco Eller inicia-se na Praça João Heringer como rua por cerca de 2 km, e continua como estrada, ligando São Pedro da Serra a Boa Esperança, numa extensão de cerca de mais uns 10 km. Serve a moradores, produtores rurais, turistas e visitantes para acesso a centenas de moradias, campos de produção, diversas pousadas e pontos de atração turísticos estabelecidos em seu entorno.
A ‘manutenção’ dessa via publica restringe-se ‘jogar’ barro retirado de outras encostas próximas e depositá-lo aleatoriamente para lhe ‘dar trafegabilidade’. Em conseqüência em dias secos gera-se poeira pela passagem de veículos, em dias chuvosos forma-se um lamaçal. Este processo de ‘manutenção’ têm que ser interrompido e a PMNF avaliar o desperdício de recursos que bem praticando, os prejuízos que bem submetendo os proprietários de veículos que por aí trafegam, á saúde dos moradores e seus usuários e os danos ao meio ambiente que bem praticando e o desserviço ao turismo regional.
O custo dessas operações ao longo desses anos, certamente, já daria para urbanizá-la adequadamente diversas vezes e os recursos públicos desperdiçados aplicados com mais eficiência em benefício da qualidade de vida dos seus usuários e outros munícipes.  

- Carlos Pinto



Nenhum comentário:

Postar um comentário