terça-feira, 15 de novembro de 2011

CANCELAMENTO DE SHOWS EM LUMIAR GERA REVOLTA, INDIGNAÇÃO E PREJUÍZOS


SERRA SONS EM LUMIAR É CANCELADO E DEIXA PERPLEXOS MORADORES E TURISTAS

O festival de música Serra Sons, previsto para ser realizado no distrito de Lumiar entre os dias 11 e 14, foi cancelado por seus organizadores no domingo, 13. O evento prometia grandes nomes da MPB, entre eles, Lulu Santos, Alceu Valença, Flávio Venturini, Guilherme Arantes, Zeca Balero, Milton Nascimento, entre outros.
Na sexta, 11, a atração principal era Lulu Santos e a programação aconteceu normalmente. Porém, já no sábado, 12, o show de Zeca Balero foi cancelado e apenas o cantor Alceu Valença se apresentou. No domingo, no início da tarde, a informação de que os próximos shows seriam cancelados revoltou quem comprou os ingressos e estava hospedado em Lumiar e São Pedro da Serra. De acordo com Anderson Pomar, um dos organizadores do Serra Sons, uma nota oficial será divulgada e a produção do evento assumirá todas as responsabilidades. “Trabalhamos arduamente para fazer o melhor e muitos dos artistas e seus empresários compartilharam os problemas conosco. Não existe nenhuma culpa dos artistas e fornecedores”, ressaltou Anderson Pomar.
Também segundo a produção dos shows, alguns problemas como a falta de bilheteria no local e a venda de ingressos na hora no valor de R$ 10, prejudicaram o evento. Além disso, após o show do Alceu Valença, no sábado, 12, e com a notícia do cancelamento da apresentação do Flávio Venturini, os organizadores teriam sido ameaçados fisicamente e tomaram a decisão do cancelamento em função de se sentirem desprotegidos.
No entanto, de acordo com nota divulgada pela Prefeitura, os promotores do evento foram autuados e “a Secretaria de Ordem Urbana, por intermédio da Subsecretaria de Guarda Municipal e Posturas, já na tarde domingo, 13, lavrou autos de infração totalizando mais de R$ 200 mil reais, pelo não cumprimento das condições impostas pelo órgão para a realização do evento, sobretudo no que tange ao horário de encerramento dos shows que aconteceram na sexta-feira e no sábado”.
A Prefeitura participou fiscalizando para minimizar os impactos sobre o dia a dia do distrito de Lumiar, garantindo a segurança e o trânsito. Segundo o subsecretário da pasta, André Luis Santos, a Guarda Municipal e o 11º Batalhão da PM estiveram presentes com um contingente de mais de 50 homens e mulheres durante o dia do evento e não foi registrada nenhuma ocorrência no local. A Guarda atuou também no trânsito, executando um plano alternativo de tráfego que liberou o centro do distrito para livre trânsito dos pedestres. Além disso, solicitou apoio especial do Batalhão de Policia Rodoviária (BPRV), que intensificou o policiamento nas estradas de acesso.
A Secretaria de Turismo também divulgou nota informando “não ter nenhuma participação ou ligação com o Festival Serra Sons, cancelado no último domingo, 13, em Lumiar. Em nenhum momento a secretaria cogitou participar deste evento e esperamos que a justiça apure e puna os responsáveis”.
Na página do Facebook do Serra Sons, muita gente postou mensagens revoltadas com o cancelamento, já que os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra estavam lotados por turistas e friburguenses que esperavam ver as atrações do evento. Em Lumiar houve tumulto por conta da notícia. A VOZ DA SERRA conversou, por telefone, com Anderson Pomar, corresponsável pelo evento, que disse que a produção teve muitos prejuízos gerados pela falta de cervejaria oficial no evento, além de pouca venda de ingressos no local. “Com isso, perdemos o fôlego financeiro”, disse Pomar, para justificar que não teriam como pagar o cachê dos artistas que se apresentariam nos próximos dias.
A produção do evento também informou que pretende realizar todos os shows cancelados, dentro da agenda de cada artista. Quem comprou o ingresso poderá ser ressarcido do valor pago ou assistir ao novo show, ainda sem data marcada.

GOLPE EM LUMIAR

- Maurício Siaines

Depois de movimentação nunca vista antes—com engarrafamentos, alterações no trânsito e coisas semelhantes, na sexta-feira e no sábado—, Lumiar amanheceu neste domingo, 13, sem conseguir acreditar no que acontecia: os produtores dos shows programados com muitas estrelas da música brasileira e anunciados com alarde haviam desaparecido sem fazer pagamentos devidos. Ingressos vendidos, pousadas e restaurantes cheios, a frustração se instalou, não só para quem desejava assistir às apresentações dos artistas, mas para quem passeava pelas ruas. Lulu Santos se apresentara na sexta-feira sem dificuldade. No sábado, Zeca Baleiro não apareceu e diz-se que houve problemas entre Alceu Valença e os organizadores. Já nessa noite havia quem duvidasse da vinda de Milton Nascimento, esperado para a segunda-feira.
Ninguém imaginava, porém, que tudo acabaria na manhã seguinte em uma espécie de Quarta-Feira de Cinzas não prevista. Funcionários da empresa responsável pelo equipamento de som no palco montado no campo do Lumiar Futebol Clube retiravam caixas e cabos em estado de grande revolta e irritação. Também não haviam sido pagos. Os produtores do evento, Anderson Pomar e Nelson Reis, da Serra Sons, não eram encontrados, correndo a notícia de que haviam abandonado, desde a madrugada, a casa alugada por eles. Uma equipe da InterTV se movimentava pelo campo, depois de uma manhã inteira de telefonemas para a emissora. A Polícia Militar já tinha sido mobilizada, mas não tinha muito o que fazer pois ninguém se exaltava, embora muitos turistas, alguns até de outros estados, tivessem sido lesados. Houve quem tivesse viajado de avião atraído pela possibilidade de ver tantos músicos e compositores famosos em lugar de tamanha beleza.
No centro de Lumiar, no início da tarde de domingo, pessoas andavam de um lado para outro, comentando o acontecido e trocando informações. Confirmaram-se as dúvidas que corriam pela localidade sobre a integridade moral dos organizadores do evento. Na véspera à noite, como se tratava de segundo sábado do mês, os Sanfoneiros da Serra tocaram no coreto da praça para o maior público já reunido para vê-los, fazendo muita gente dançar. No domingo, dançaria quem gastou dinheiro e tempo para assistir aos shows programados.

- Com AVS

Nenhum comentário:

Postar um comentário