RECURSO DO BANCO MUNDIAL AMPLIARÁ ATUAÇÃO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA SECRETARIA DE AGRICULTURA
A Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou na última segunda-feira, 26 de dezembro, o projeto de lei 1170/11, que autoriza o Poder Executivo a fazer empréstimo para o financiamento adicional ao projeto de desenvolvimento rural sustentável em Microbacias Hidrográficas – Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura.
No valor de US$ 100 milhões, o crédito será obtido junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). O governador Sérgio Cabral explicou que o recurso restituirá o dinheiro alocado em ações emergenciais de recuperação da atividade agrícola afetada pelas chuvas na Região Serrana. Assim o Estado poderá retomar as atividades e metas previstas no projeto original, aumentando a produtividade.
Além de repor recursos utilizados na reabilitação produtiva das áreas afetadas, o Rio Rural FA, como está sendo denominado, ampliará a atuação do programa nas microbacias, acelerando o desenvolvimento sustentável em áreas estratégicas do Estado e preparando o setor agrícola para o cenário de crescimento e novas oportunidades econômicas e ambientais.
Na avaliação do secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, a nova abordagem do programa permitirá formular estratégias para grupos de microbacias e/ou municípios em um mesmo território. Cada agrupamento possui características econômicas, sociais e ambientais semelhantes, o que possibilita uma ação integrada e mais estruturante do programa.
– “Nesses locais serão canalizados investimentos mais significativos, visando agilizar transformações na paisagem e resultados socioeconômicos ainda mais contundentes.”, concluiu.
- Com Secom-Alerj
Nenhum comentário:
Postar um comentário